Dicas práticas para o plantio do Maracujá
Escolha um pé maduro e saudável de maracujá e procure por um galho que tenha pelo menos 3 gomos. Corte o galho imediatamente abaixo do gomo mais distante da ponta. Plante este galho no vaso, colocando um tutor para auxiliar o seu crescimento. O galho vai criar raízes em aproximadamente 2 semanas.
Siga para conhecer o passo a passo e plantar maracujá com sucesso!
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P,0,4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
O maracujazeiro requer um solo bem adubado, drenado e leve. Garanta que o solo desta planta não tenha excesso de humidade pois pode ser prejudicial para o seu crescimento e desenvolvimento. Quanto à rega, regue apenas quando o solo tiver seco e não exagere na quantidade.
Sem polinização, não há produção de maracujás. As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta. Assegure o desenvolvimento dos frutos aplicando adubação à base de NPK mensalmente no período das chuvas.
Já plantamos de tudo, mas os frutos do maracujazeiro não vingam, apesar da linda carga que produz. Eles murcham antes de chegar ao ponto de colheita. ... Elas depositam ovos na fruta pequena e, quando eles eclodem, as larvas se alimentam das sementes, provocando o aborto do maracujá.
Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro. Outra sugestão de controle é usar uma parte de manipueira – suco de aspecto leitoso extraído quando se espreme a mandioca ralada – para uma parte de água, com acréscimo de 1% de açúcar ou farinha de trigo. Aplique na planta a cada 14 dias.
Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas. O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins.
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
“Existe um produto, que é a base de uma bactéria chamada Bacillus Thuringiensis, ele é um inseticida biológico. Ele deve ser diluído em água para ser pulverizado na copa das palmeira de preferência no fim da tarde”, explicou o agrônomo.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Água, álcool e arruda Separe 1 litro de água, 1 copo de 250 ml de álcool comum e 100 g de arruda fresca. Bata-os no liquidificador por cerca de um minuto, coe a mistura e armazene em um borrifador. Espalhe o produto pela casa principalmente no começo da noite.
O controle de capim-colonião no milho é mais complexo, pois o milho também é uma gramínea e existem poucas opções que são seletivas ao milho e controlem capim-colonião....Para controle de plântulas em estádio inicial (20 cm a 30 cm) temos as seguintes opções:
Estes resultados mostram que os herbicidas atrazine + S-metolachlor, atrazine + simazine, ametryn, ethoxysulfuron, S-metolachlor, sulfentrazone e atrazine foram seletivos quando aplicados em pré-emergência em pastagem de capim-elefante.
“A gente pode controlar com glifosato. Só que aí o que acontece? Eu vou matar ele e vou matar o capim também. Ou então a gente pode controlar com a atrazina.