A transmissão das dermatofitoses acontece por meio do contato com animais, pessoas ou objetos contaminados, contato com o solo em que há crescimento fúngico e por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo que estão suspensas no ar.
Os dermatófitos são queratinofílicos e queratinolíticos e sua elevada afinidade com tecidos queratinizados torna-os responsáveis por micoses superficiais que afetam pele, pelos, unhas, cabelo e barba. Estas infecções são muito comuns, mas geralmente não são fatais.
Dermatófitos é uma designação comum para um grupo de três géneros de fungos que causam infecções em animais e humanos denominadas dermatofitoses. Os géneros das formas anamórficas destes fungos são: Microsporum, Epidermophyton e Trichophyton, os quais incluem cerca de 40 espécies.
Tratamento. Antifúngicos típicos, como pomadas de cetoconazol, terbinafina ou naftifina ou itraconazol ou fluconazol oral. Como a maioria das pomadas não consegue penetrar pela unha, onicomicose deve ser tratada por via oral, com laser ou creme de ureia e tolnaftato.
O tratamento consiste na aplicação tópica de pomada à base de Tiabendazole (5 à 10%). Uma alternativa mais prática é aspergir os animais afetados com uma solução de Água Sanitária a 10% (o produto adquirido como Água Sanitária deve ser diluído em água, no intuito de se obter uma concentração de 10%).
Alguns remédios caseiros eficazes contra a impingem são a levedura de cerveja, o repolho e o alecrim-pimenta, pois aliviam os sintomas da doença e ajudam a curar a infecção, já que favorecem o funcionamento do sistema imune e possuem atividades antimicrobianas.
No raspado de pele ficou evidenciada a presença de fungos que na cultura revelou tratar-se de Trichophyton mentagrophytes. O tratamento inicial do animal, além da retirada das miíases, foi com antibioticoterapia com penicilina (24.
Trichophyton é um gênero de fungos , é o mais frequente isolado de material clínico acometendo pele, cabelo e unhas, por serem queratinofílicos, isto é, seu meio de nutrição é a queratina.
As pomadas mais indicadas para tinea cruris são as que contêm um dos seguintes antifúngicos:
O tratamento de tinea cruris envolve creme ou loção antimicótica (como miconazol, naftifina, cetoconazol ou clotrimazol). (Consulte também a tabela Alguns medicamentos antimicóticos aplicados na pele (medicamentos tópicos).)
A coceira na virilha pode ser causada devido ao crescimento dos pelos depois da depilação, alergia ao material da calcinha ou cueca e, nestes casos, passar um creme hidratante ou pomada anti-alérgica, como Polaramine ou Fenergan, podem ajudar para aliviar a coceira e acabar com o desconforto rapidamente.
Alergia em região inguinal pode acontecer por contato com alguma substância na pele, identificando a chamada dermatite de contato. Esta é uma doença definida como uma resposta inflamatória na pele, resultante da exposição tópica a substancias presentes no ambiente.
Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir. Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume. Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia.
Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.
O recomendado é passar uma camada de Bepantol® Derma Creme antes e depois de ir à manicure para que as cutículas e as unhas se mantenham hidratadas, ficando assim com um aspecto bonito e saudável.
Como usar:
Você até poderia passar Bepantol sobre a pele da região genital externa mas geralmente esta medicação não é indicada e utilizada nesta região.