Para fortalecer o assoalho pélvico na gravidez, a gestante deve fazer o seguinte:
Existem duas maneiras de preparar a região perineal. A primeira é o fortalecimento, realizado por meio de exercícios de Kegel, Pilates ou Ioga e que deve ser praticado durante toda a gravidez.
O tratamento para um colo do útero curto inclui:
Ótimos exemplos de exercícios para praticar na gravidez são:
Os principais exercícios que podem não ser recomendados durante a gravidez são:
Quase todas as gestantes podem fazer atividade física, com exceção daquelas que apresentam alguma condição de saúde especial. Lembre-se que é muito importante consultar o seu médico para conhecer essas condições e obter a liberação para a prática de exercícios.
Apesar de parecer ser um exercício leve, o pilates não é indicado para todas as gestantes. "O pilates melhora a postura, evita dores lombares e fortalece os músculos das costas, preparando para o peso da barriga, mas só recomendamos para quem já praticava antes da gravidez.
Por que a hidroginástica para gestantes é o exercício ideal durante a gravidez?
As melhores atividades físicas para a gravidez incluem caminhada, hidroginástica; natação; ioga; bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento. Estes tipos de exercícios ajudam a controlar o ganho de peso, não prejudicam os joelhos e melhoram o sistema cardiovascular, sendo benéficos para a mãe e para o bebê.
As vantagens de praticar pilates são parecidas com as da hidroginástica. Os exercícios são de baixo impacto, sendo assim, o desgaste nas articulações é bem menor. A prática de exercício não faz mal a ninguém.
Exercícios na água São ótimos para quem já tem problemas na coluna, pois aliviam o peso do corpo sobre a coluna. As melhores alternativas são a hidroginástica e a natação.
Hidroginástica e massa muscular O treino de força através da hidroginástica não é tão conhecido quanto um treino de musculação convencional, porém, pode ser mais divertido e o oferecer menor impacto sobre articulações.
Posso fazer musculação? Pessoas com lombalgia (dor na lombar), normalmente, acham que não devem fazer musculação por se tratar de uma atividade com pesos. Dessa forma, a intensificação de um possível quadro de dor será evitada.
O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.
Muitas pessoas acham que o agachamento não trabalha a lombar, mas ele exige bastante da região inferior das costas. Para você fazer o agachamento correto, tem de estar com essa musculatura forte, já que não se pode jogar o peso somente para os glúteos – essa atitude pode machucar as suas costas.
O que elas não sabem é que a prática de exercícios físicos, se acompanhados por bom profissional da área da saúde, pode resolver os seus problemas na coluna. As atividades físicas fortalecem a musculatura, alongam os músculos das costas e ajudam a dar sustentação ao corpo, diminuindo os riscos de lesões.
Olá, De uma forma geral não há contra-indicação para caminhada, a não ser que você esteja em crise ou sintomas agudos. Porém, é importante o acompanhamento médico regular para avaliar a hérnia de disco e a reabilitação necessária.
Atividade física deve ser interrompida em casos de dor forte, aguda e com outros sintomas, mas é indicada para tratamento dos casos mais crônicos.