A médica afirma também que, se não higienizadas corretamente, as unhas podem causar problemas ainda mais sérios. “Quando passamos da hora de cortar as unhas, elas podem encravar, gerar mau odor por acúmulo de resíduos, umidade e também ocasionar micose. As unhas devem ser cortadas, no mínimo, a cada 15 dias”, conclui.
Seguir hábitos de limpeza do corpo é fundamental para manter a saúde do organismo. Isso inclui a higiene das unhas, também para evitar doenças. As unhas devem estar sempre limpas, pois a sujeira fica armazenada na sua parte debaixo. Quando uma pessoa põe as mãos na boca, é infectada com as bactérias da sujeira.
– Unhas grandes: coloque um pouco de álcool gel na ponta de um cotonete e passe-o na parte de trás das unhas (naquela parte que não tem esmalte). Aproveite e higienize também a pele que fica nessa região. –A química pode afetar muito as unhas.
Mãos: mantenha unhas sempre cortadas e lixadas. Quem pinta deve tirar o esmalte assim que começar a descascar para evitar acúmulo de bactérias. Hidrate as mãos diariamente com cremes específicos e passe protetor solar durante o dia. Pés: lave bem, se possível com esfoliante, e depois enxugue-os completamente.
As medidas básicas que devem ser tomadas são simples e estão ao alcance de qualquer um: “Os cuidados básicos para a higiene das unhas são cortar, lixar, não roer e não puxar os cantinhos das unhas nem as cutículas. Isso garante uma boa aparência e consequentemente um aspecto mais saudável”, afirma Dra.
Unha saudável: 6 cuidados importantes que devemos ter ao tratar as mãos
Confira as dicas mais importantes:
Não limpar seus utensílios Mesmo que só você use seu alicate, seu cortador de unhas e suas lixas, o acúmulo de tecido nos instrumentos é um convite para as bactérias se instalarem. Se eles ficam guardados em um ambiente fechado, pior ainda! Lave sempre com sabonete bactericida e álcool para evitar infecções.
Unhas perfeitas: 20 maneiras de mantê-las saudáveis e bonitas
Seis dicas para deixar as unhas bonitas e saudáveis
Ao manter as suas unhas saudáveis e firmes, as suas unhas podem crescer mais rápido, assim algumas dicas ajudam as unhas a crescer mais rápido são:
O vinagre atua como um fortalecedor natural e consegue limpar as impurezas e clarear as unhas que ficam amareladas. Mergulhe suas unhas em um copo de vinagre branco puro e deixe agir por uns 20 minutos. Depois, lave bem as mãos com água morna.
As unhas amareladas podem ser resultado do envelhecimento ou do uso de certos produtos nas unhas, porém, também pode ser um sinal de algum problema de saúde, como infecção, deficiência nutricional ou psoríase, por exemplo, que deve ser tratado.
Separe uma escova de dentes usada e aplique um pouco de creme dental. Depois, esfregue levemente cada uma das unhas; Passo 5: deixe o produto agir por alguns minutos, lavando os dedos em seguida. Você irá notar que as unhas estão limpinhas e sem nenhum vestígio de esmalte nelas.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
É só misturar 2 colheres de sopa de água oxigenada volume 10 com um pouco de água morna. Depois de deixar as unhas de molho na mistura por 10 minutos, lave as mãos com água corrente e sabonete. Mas atenção: tanto o limão quanto a água oxigenada precisam ser usados com cuidado, já que podem manchar em contato com o sol.
Lixar a superfícia das unhas elimina as manchinhas brancas "Não existe nenhum tratamento específico para tirar essas manchas, mas ficar um tempo sem esmalte é a dica principal para que as unhas respirem e, assim, elas desapareçam", explica Andreza.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
E pra fazer é muito simples: em um potinho com água quente (morna, que você consiga ficar com os dedos por lá), coloque uma colher de sopa de água oxigenada, ou uma tampinha do frasquinho, 10 volum. e deixe suas unhas (limpas, sem esmalte) de molho por uns 10 minutos.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
A unha vai simplesmente crescer e você pode cortar. Mas, em alguns casos, o hematoma pode causar dor (quanto mais sangue embaixo das unhas, mais dor). Nesse caso, vá ao médico. Ele pode fazer alguns furos na unha para aliviar a pressão, drenando o sangue.
A cor roxa pode indicar doenças renais, cardíacas ou doenças infecciosas graves, tais como: - Insuficiência adrenal crónica (um distúrbio hormonal devido ao mal funcionamento de glândulas próximas aos rins);
A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
Manchas comuns A causa mais comum de manchas nas unhas é o hematoma que surge devido a um trauma, que pode ser muito agudo, como fechar o dedo numa porta, por exemplo; ou crônico: quando usamos sapatos apertados ou praticamos algum esporte de impacto.
Principais sintomas