A causa da dor nas costas está na alteração da postura das mulheres, que, devido ao peso da barriga, deslocam o centro de gravidade para a frente. Essa projeção da barriga gera uma hiperlordose lombar, ou seja, um aumento na curvatura da coluna lombar.
Como tratar a hiperlordose Normalmente, são recomendadas sessões de fisioterapia e prática de atividade física como natação ou pilates para ajudar no fortalecimento dos músculos que estão enfraquecidos, especificamente o abdômen, e no alongamento dos músculos que encontram-se "atrofiados", alongando a coluna.
Antes, porém, é importante identificar os músculos responsáveis pela manutenção da lordose. Os músculos anteriores que fixam a lordose são: diafragma, iliopsoas e adutores pubianos. São os músculos anteriores que empurram a coluna lombar para a frente, colocando a pelve em anteversão.
Pilates na educação física – como o Pilates pode auxiliar no tratamento de desvios posturais. O Método Pilates, é popular por atualmente ser o principal tipo de exercício indicado para populações com desvios posturais.
A lordose tem cura e pode ser tratada de acordo com a gravidade da lesão. Cabe ressaltar que não são todos os casos que precisam de cuidados — apenas quando a curvatura é rígida. No geral, o tratamento pode incluir medicação, exercícios, fisioterapia, uso de cinta e cirurgia.
Tratamento dos Desvios Posturais
Por outro lado, quando a má postura já está acarretando problemas para a saúde, existe a opção de práticas como a fisioterapia, o pilates e o RPG (reposicionamento postural global), que, por sua vez, contribuem para corrigir a estrutura corporal. Em quaisquer um dos casos, é importante consultar-se com um ortopedista.
Má postura provoca fadiga muscular porque estimula as fibras fáscias em vez de fibras estáticas para manter a posição do corpo. Com o tempo, a má postura que exige o apoio de fibras fáscias, faz com que os músculos de apoio mais profundos definhem por falta de uso.
A má postura corporal é causada por fatores que podem ser ambientais, ou devido a maus hábitos. O estilo de vida sedentário e trabalhar muito tempo sentado, por exemplo, são alguns dos motivos para a postura errada.
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
As características individuais e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, tais como a personalidade, gênero, idade, etnia, atividades de vida diária, ambiente, temperatura e até mesmo a saúde mental.
Resposta. Resposta: Um dos fatores mais significativos que influenciam a auto-confiança é o “clima ambiental” do contexto aonde ocorre a performance.
Resposta. São: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio ambiente.
As curvaturas cervical e lombar são convexas, curvadas em direção ao lado anterior do corpo. As curvaturas torácicas e sacral são côncavas, curvadas em direção ao lado posterior do corpo. Essas curvaturas ajudam a centralizar a cabeça sobre o corpo, proporcionando um equilíbrio para andar na posição ereta.