O Tempo de Aprender é um programa cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país.
Faça exploração de palavras com a janelinha (é um recurso para ensinar a ler e escrever que você pode ver aqui), retire objetos de um saco, para que as crianças escrevam o nome, faça leitura de bons livros, explorando a capa, fazendo perguntas de inferência, de compreensão.
“Com a pandemia, assim como todas as outras etapas escolares, a alfabetização também sofreu muito, e o processo de alfabetização depende muito da interação entre professor e aluno”, pontua. ... A pandemia reforçou o quanto a gente ainda tem essas lacunas entre os alunos dentro do sistema educacional.
Leitura em voz alta pela criança: convidar os estudantes para gravar áudio ou vídeo lendo (ou contando) histórias e sugerir que o arquivo seja compartilhado com os colegas é uma boa para estimular o comportamento leitor (inclusive de quem ainda não sabe ler convencionalmente) e exercitar a oralidade.
A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15). Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos.
"Dificuldades de Aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.