o Sólido: açúcar (sacarose), sílica (areia), diamante, grafita; o Líquido: água, acetona, etanol; o Gasoso: Sulfeto de hidrogênio, gás cloro, gás bromo, gás hidrogênio. Ponto de Fusão e Ebulição: Em geral, os pontos de fusão e ebulição dessas substâncias são menores que os das substâncias iônicas.
O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos".
O ar e o hélio usado para encher bexigas são exemplos do estado gasoso da matéria. Nesse estado, a matéria não tem forma nem volume definidos: pode expandir-se até encher um recipiente grande ou ser comprimida em um recipiente pequeno.
Critérios que auxiliam no controle de qualidade É preciso um controle de qualidade que pode ser feito por meio de uma avaliação sensorial do produto (visão, olfato, tato, degustação) e os parâmetros observados são cor, aroma, textura e sabor.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.