As pálpebras e cílios protegem os nossos olhos. É um mecanismo automático: fechamos os olhos como reflexo quando passamos por situações de vento forte, raios solares ou poeira. Além disso, a pálpebra também tem a função de umidificar os olhos.
Como tratar as pálpebras caídas?
Cirurgia plástica nas pálpebras rejuvenesce e levanta o olhar. A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, de forma a remover rugas, que levam a uma aparência cansada e envelhecida.
A pálpebra caída é causada, principalmente, por uma flacidez excessiva. Uma pessoa com este problema geralmente o tem de forma muito visível. Trata-se de um problema de saúde e, também, de um problema estético para muitos pacientes.
A causa mais freqüente de ptose adquirida é a desinserção do músculo elevador da pálpebra. Ela é mais comum em pacientes idosos e resulta da involução e afilamento dos tecidos com o processo de envelhecimento. Em pacientes mais jovens, a ptose pode ocorrer devido a um trauma ou pelo uso prolongado de lentes de contato.
Isso acontece porque a região logo abaixo dos olhos, chamada de pálpebra inferior, é onde fica a pele mais fina do corpo humano e, com a pele mais clara, essa região fica quase transparente, deixando visíveis os vasos sanguíneos.
Bolinhas ao redor dos olhos podem significar milium, siringoma ou xantelasma. Siringoma: são bolinhas sem conteúdo ou secreção, geralmente da mesma cor da pele. É um tipo de tumor benigno, inofensivo e causado pelo aglomerado de ductos das glândulas sudoríparas - aquelas que produzem o suor.
Você conhece as principais partes do olho humano?
Resposta
Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina.
Verificado por especialistas A parte que se caracteriza por ser uma abertura pela qual a luz entra no olho é denominada pupila. Essa pequena abertura que controla a quantidade de luz que entra no olho, fica na íris, assim, oO diâmetro dessa abertura é determinado pela contração da íris.
Estrutura interna dos olhos
Podemos dizer que o olho é formado por três camadas: a mais externa, formada pela esclera e pela córnea; a camada média, formada pelo coroide, corpo ciliar e íris; e a camada mais interna, que é constituída pela retina.
O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que levam a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.
Defeitos na visão humana decorrem de anomalias no olho, que podem resultar em dificuldades para enxergar. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo são exemplos. Um dos mais importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão.
Lentes corretivas são os meios mais comuns de corrigir problemas de visão.
Óptica é a ciência que estuda os fenômenos da luz e da visão. Óptica Oftálmica é a óptica pertinente à visão e é a parte da ciência que estuda os olhos, a visão, as lentes oftálmicas inseridas nas armações dos óculos.
As lentes graduadas mudam a direção da luz para que ela atinja a retina e crie uma imagem clara. A importância do uso de lentes corretivas torna-se ainda maior quando tratamos de óculos EPI, já que certas atividades apresentam riscos acentuados para o trabalhador com problemas na visão.
Além da prevenção de doenças graves como glaucoma, catarata, degeneração macular, retinopatia diabética, entre outras, é possível iniciar, de maneira rápida, o tratamento de correção visual com óculos (ou outra forma mais apropriada para o seu caso).
Os erros de refração podem ser corrigidos com lentes de vidro ou de plástico montadas numa armação (óculos) ou com pequenas lentes colocadas ou apoiadas diretamente sobre a córnea (lentes de contato). A correção da boa visão é possível com óculos e com lentes de contato.
Conheça seis sinais de alerta para a sua visão
Quando a visão diminui ou desaparece nos dois olhos ao mesmo tempo, os motivos geralmente são de ordem neurológica. Um quadro neurológico agudo pode ocasionar a perda da visão súbita, e algumas enxaquecas, por exemplo, podem causar cegueira temporária. Nesse caso, passada a cefaléia, a visão volta ao normal.
Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível.
Saúde dos olhos: Conheça algumas das doenças que podem atingir a visão
Principais causas da cegueira irreversível: Glaucoma avançado. Degeneração Macular Relacionada à Idade. Retinopatia diabética avançada. Deficiência de vitamina A (principalmente em crianças)