A osteopenia geralmente só apresenta sintomas quando os ossos estão severamente comprometidos. O diagnóstico é feito pelo exame de densitometria óssea, um exame não invasivo que mede a quantidade de cálcio por centímetro quadrado no fêmur e na coluna vertebral.
Geralmente, a densitometria é solicitada por um ortopedista, mas nada impede de um clínico geral ou outros especialistas o solicitarem também. Ela consegue diagnosticar, por exemplo, casos de osteoporose e outras doenças que atingem os ossos.
Em resumo, se está dentro do grupo de risco ou sente algum sintoma que possa estar associado à osteoporose, você deve procurar um especialista, que poderá solicitar a densitometria óssea, se achar necessário. Com o pedido médico em mãos, você pode marcar o seu teste na clínica que lhe for mais conveniente.
Qual médico solicita o exame de densitometria óssea? Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.
A densitometria óssea é o exame destinado a medir a densidade de cálcio no tecido ósseo a partir da idade e do sexo do paciente. Ele serve para diagnosticar alterações como osteoporose, osteopenia e outras doenças que atingem os ossos.
A Clínica Radiológica atua há mais de 30 anos em Feira de Santana e região. Destaca-se por ser um centro de excelência em diagnóstico por imagem na realização de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada multislice, radiografia digital, mamografia digital, ultrassonografia e densitometria óssea.
O Centro de Diagnóstico da Osteoporose - OSTEO é especializada em densitometria óssea, sendo referência pela modernidade de seus equipamentos e alta qualificação da sua equipe médica. Buscando a manutenção da qualidade de vida de seus pacientes, a OSTEO realiza, há 18 anos, um atendimento humanizado de excelência.
Onde fazer a densitometria óssea em BH Se você está com o pedido médico e precisa realizar a densitometria óssea em BH, procure a Clínica CEU. Referência na realização de exames de imagem, ela oferece serviços de alta qualidade e excelência no mercado.
A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.