Feira de Caruaru - Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil Um dos ícones da cultura popular de Pernambuco é a Feira de Caruaru, localizada no Parque 18 de maio e seu entorno. Considerada pelo IPHAN, em 2006, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, figura como uma das mais importantes feiras do Brasil.
Patrimônios MATERIAIS - PE. Recife, Olinda e Igarassu são cidades pernambucanas que reúnem edificações, monumentos e espaços públicos protegidos e considerados alguns dos mais importantes bens materiais do patrimônio cultural do Nordeste.
A Feira de Caruaru é um Patrimônio Cultural Imaterial, porque é um lugar de memória e de continuidade de saberes, fazeres, produtos e expressões artísticas tradicionais que continuam vivos no comércio de gado e nos produtos de couro, nos brinquedos reciclados, nas figuras de barro inventadas por Mestre Vitalino, nas ...
A feira surgiu há mais de 200 anos e sua origem se confunde com a da cidade. O local era ponto de parada para vaqueiros que traziam o gado do Sertão para o Litoral e de mascates que faziam o sentido inverso.
Na feira são vendidos produtos das mais variadas naturezas, desde frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, bem como produtos manufaturados como roupas, calçados, bolsas, panelas e outros utensílios para cozinha, móveis, animais, ferragens, miudezas, rádios, artigos eletrônicos e importados.
A feira será realizada no dia 1º de novembro, mas não acontecerá no dia 2, por causa do feriado de Finados. No dia 8 de novembro não haverá feira, nem no dia 15, data em que serão realizadas as eleições municipais. A feira ocorre nos dias 22 e 23 e 29 e 30.
A Feira de Caruaru acontece todas as segundas do mês o horário ideal de chegada é às 5:30 manhã. 5.
É realizada nas terças-feiras pela manhã. A feira ficara fechada no domingo, segunda e terça - feira de carnaval. Sabado: 6h as 18h. Domingo, segunda e terça - feira fechados.
Comércio em geral poderão funcionar das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. (Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru/Divulgação. ) O Governo de Pernambuco flexibilizou o horário de funcionamento de atividades econômicas na retomada, a partir desta quinta-feira (1º de abril).
das 14h às 22h
A feira funciona diariamente, das 8h às 17h. A Feira da Sulanca, a mais famosa, destina-se mais a comerciantes de outras localidades que vão a Caruaru em busca de roupas a bons preços para revender. ... Às 3h de terça, a feira é aberta para a organização das barracas, ou bancos, como são chamados.
A FEIRA DO JEANS DE TORITAMA
As feiras da sulanca de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama estarão disponíveis virtualmente para compras pelo site ou aplicativo "Sulanquei"
1 O vocábulo Sulanca supostamente originou-se das palavras helanca e sul, referindo-se aos retalhos de tecido sintético - este usado nos anos 1960 -, os quais vinham do Sul. Portanto, sul+helanca=sulanca.
Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.
Os bens culturais de natureza imaterial são as práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
A cultura não-material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc.