O Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) é o sistema que substitui totalmente o SIAB, sendo assim o sistema de informação nacional.
SISABhttps://sisab.saude.gov.brhttps://sisab.saude.gov.br
O Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB foi implantado em 1998 em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – SIPACS, pela então Coordenação da Saúde da Comunidade/Secretaria de Assistência à Saúde, hoje Departamento de Atenção Básica/Secretaria de Atenção à Saúde, em ...
INTRODUÇÃO: O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi criado em 1998 como ferramenta de planejamento e orientação para a gestão das equipes de saúde da família e constitui um dos principais instrumentos de monitoramento e avaliação da atenção básica à saúde; as informações coletadas têm por objetivo o ...
E o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) não é diferente da maioria, pois se caracteriza por ser um banco de dados que tem como objetivo agregar, armazenar e processar todas as informações relacionadas à Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Microárea – Corresponde ao espaço geográfico delimitado onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS).
Microárea de risco, f. Lugar, setor ou situação, no território da comunidade, onde existe algum tipo de perigo para a saúde das pessoas que moram ali.
- Incentivar a formação dos conselhos locais de saúde; - Traduzir para a equipe a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; - Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam ser potencializados pela equipe.
750 pessoas
A partir de jul_2004, o cálculo para o número de ACS para municípios integrantes da Amazônia Legal ficou assim definido: população IBGE da área urbana dividido por 400 mais população IBGE da área rural dividido por 280.
Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.
O registro das visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é realizado por meio da ficha CDS de visita domiciliar e territorial. N° Em cada Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, há possibilidade de registrar até 23 visitas.
9º-A da Lei nº 11.
Independente da população da cidade ou da população sob responsabilidade de uma equipe de saúde da família, o Ministério da Saúde recomenda que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) seja responsável pelo “cuidado” de uma micro área com no máximo 750 pessoas, não especificando o número de famílias.
A dispensa de agente comunitária de saúde, admitida mediante processo seletivo público, somente se admite na ocorrência de alguma das causas taxativamente elencadas no artigo 10 da Lei Federal nº 11.
O Projeto de Lei 3394/20 estabelece que o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias será de, no mínimo, dois salários mínimos (atualmente R$ 2.
LEI Nº 10.
As atribuições específicas do ACS são:
desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, ...
O agente comunitário de saúde passa a ter como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Você sabe o que é um agente comunitário de saúde (ACS)? Responsáveis por trabalhar com a prevenção e a promoção da saúde, esses profissionais mapeiam as comunidades e desenvolvem estratégias de intervenção voltadas ao auxílio da população local junto a suas unidades básicas.
Em 1994 o Ministério da Saúde lançou o PSF como uma das estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, com caráter organizativo complementar e substitutivo ao PACS para qual as ações dos agentes comunitários de saúde sejam acompanhadas e orientadas por um enfermeiro(a), sendo este profissional o responsável pela ...
Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. ...
O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por agente e de12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.
O Agente deve identificar regiões que sejam mais vulneráveis para o surgimento e transmissão de doenças. Ele deve ser capaz de observar essas zonas de risco e planejar a sua ação para reduzir o risco associado a elas. Também é interessante que o Agente tenha noções de cartografia, isto é, que saiba ler mapas.
Saúde Pública é um dos conteúdos transversais que mais caem nas provas para todas as áreas da Saúde....1. Constituição Federal - Arts 196 a 200
Parâmetros para o funcionamento do SUS; Saúde e Doença: Promoção à saúde. Prevenção e controle de infecções. Prevenção de agravos. Atuação da Enfermagem na detecção e no controle de doenças; Introdução à Enfermagem: Origem e evolução da Enfermagem.