A principal função das fimbrias (que também são chamadas pili ou microfibrilas) presentes na estrutura bacteriana é, dependendo da espécie, realizar a troca de ácido desoxirribonucleico (ADN) em processos de parassexualidade, em poucas palavras é como se transportassem o material genético – aqui ocorre na estrutura ...
Flagelo: ... O flagelo é responsável pela mobilidade da bactéria. Fímbrias : As fímbrias ou pili são estruturas curtas e finas que muitas bactérias gram-negativas apresentam em sua superfície, não estão relacionadas com a moblidade e sim com a capacidade de adesão.
Fímbrias são apêndices filamentos presentes em bactérias. Estes apêndices são menores, mais curtos e mais numerosos que os flagelos.
Flagelos são estruturas celulares que muitas células eucarióticas e procarióticas possuem. Os flagelos possuem apenas duas funções, nas células dos organismos superiores a principal função é de empurrar substâncias ou funcionar como barreira contra patógenos externos.
A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.
As fimbrias são filamentos ocos semelhantes a flagelos, encontradas nas bactérias. A função dessas estruturas são transporte de material genético no processo de conjugação (reprodução sexual das bactérias) e aderir as mucosas do organismo, que é o primeiro estágio que desencadeará uma infecção.
São dois óvulos que ficam situados na cavidade pélvica, um em cada lado do útero e que se comunicam através das trompas de falópio. ... Caso a fecundação não aconteça, o óvulo é eliminado junto com o endométrio (revestimento renovável do útero), o que se conhece como menstruação.
Os ovários são órgãos do sistema reprodutivo feminino que produzem e liberam óvulos maduros. A mulher possui dois ovários, localizados em cada lado do útero. ... Este órgão tem duas funções básicas: produzir e armazenar os gametas femininos (óvulos) que ficam armazenados dentro dos folículos (primários e primordiais).
O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.
Os óvulos são gametas femininos formados a partir de ovogônias (células precursoras) em um processo chamado de ovulogênese ou ovogênese.
Os óvulos estão entre as maiores células do corpo—cada óvulo tem 0,1 mm, o que parece bem pequeno, mas na verdade é visível a olho nu (1).
de 19 a 30mm
O ovário tem mais ou menos 9 cm³. O ovário policístico chega a ter 20 cm³, quer dizer, o dobro do volume. Além disso, sua aparência é típica: fica coberto por uma capa branca semelhante à albugínea que envolve o testículo, e os cistos formam uma saliência na superfície.
São duas glândulas situadas na cavidade pélvica, de ambos os lados do útero, logo abaixo das tubas uterinas. Sua forma se assemelha a uma amêndoa. Em geral, medem 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura.
Tabela 4 - Foram considerados normais os volumes de até mais 2SD da média, isto é, até 2,2 cm3 para o volume uterino (VU) e até 1,7 cm3 para o volume ovariano (VO). 13 Em 3 casos um ovário não foi visualizado (NV) e em 1 caso não foi possível medir seu volume (NM).
Um útero, que apresenta um formato semelhante ao de uma pera, em sua condição normal, apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura (dimensões modificadas durante uma gravidez).
Em termos gerais, o ideal é agir/tratar quando ele se apresenta com a dimensão entre 4 e 8 cm para aqueles que se localiza na parte interna da parede do órgão (intramural). Em linhas gerais, o valume uterino deve ultrapassar o valor de 250cm3, para se preocupar em tratar.
O tamanho normal do útero durante a idade fértil pode variar entre 6,5 a 10 centímetros de altura por cerca de 6 centímetros de largura e 2 a 3 centímetros de espessura, apresentando uma forma semelhante a uma pera invertida, o que pode ser avaliado através de uma ultrassonografia.
Mioma de 0,8cm (8mm) não é considerado um mioma grande. Geralmente os acima de 4,0cm são cirúrgicos. Levando também em consideração sua localização no útero e sintomas que trazem a paciente.
Os folículos crescem em média 2mm por dia. O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero).