Giro do estoque = 2.
GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE Com essa fórmula, você pode calcular o giro por quantidade ou valor de estoque.
Para o cálculo da Cobertura de Estoques utilizamos a seguinte fórmula: Considerando um período (dia, semana ou mês), dividimos a quantidade de estoque atual pela quantidade média de vendas. O resultado da fórmula será a cobertura de estoque em dias.
Agora, para saber o tempo médio (TM) de giro do estoque, basta dividir o número de dias em um ano (neste caso), pelo número de giros. Exemplo 3: 365 dias divididos por 9 giros, igual a 40,5 dias.
Como calcular o giro do ativo Como vimos, o giro do ativo (GA) é uma comparação de quanto a empresa vende – seja em produtos ou serviços – em relação ao total de ativos que ela possui. Isso faz com que a fórmula para realizar o cálculo do giro do ativo seja a seguinte: GA = Receita Líquida / Total médio de ativos.
Já o total médio de ativos é basicamente uma média de todos os ativos. Para calculá-lo é ainda mais simples: basta somar o valor de todos os ativos do ano e dividi-los por 12. Quanto maior for essa métrica, melhor.
Para chegar ao ROA de cada empresa basta dividir o Resultado Líquido pelo Total de Ativos e o resultado multiplicar por 100. Vamos utilizar como exemplo as seguintes empresas do setor de utilidade pública, com base em seus resultados relativos ao ano de 2019.
ROE é a sigla para Return on Equity, um indicador que relaciona o lucro de uma empresa com seu patrimônio líquido. É um dos principais indicadores da chamada análise fundamentalista, aquela em que o investidor avalia a saúde financeira de uma companhia para decidir se investe em suas ações.
Atualmente um ROE é considerado bom quando acima de 15% (anual). Para efeitos de comparações, utiliza-se empresas do mesmo setor – e sempre observando a média dos últimos 5 anos para verificar a constância do indicador em cada uma delas.
EBITDA é uma sigla para (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), ou seja, em bom português significa: Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). O EBITDA expressa em seu resultado qual é a “verdadeira” performance do negócio.
A maneira mais fácil de entender o que é o EBITDA é pensar nele como o resultado da operação da empresa. A sigla vem do inglês: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, também é conhecido como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização.
Ebitda é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto.