Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.
Os fatores bióticos são os seres vivos que habitam no ecossistema, desde animais predadores até fungos e bactérias que decompõem os restos de plantas e animais mortos. Entre os fatores abióticos podemos citar a água, pH, temperatura, rochas, lama, entre tantos outros.
Os fatores bióticos em um mini-ecossistema terrário, são: a água, pH, temperatura, rochas, lama, dentre vários outros.
Terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas. Ele permite observar o funcionamento do mundo natural: observando o terrário, podemos compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem.
Neste caso foi utilizado pedras decorativas para aquário, mas você também pode utilizar pedras mais naturais. 2º – Coloque uma camada uniforme de areia grossa. A areia, além de decorativa, serve para criar um lugar para drenar a água em excesso.
Resposta: A camada de terra serve para alimentar a planta. As pedrinhas e o carvão servem para drenar a água!
Plantas para terrários fechados sob luz difusa:
Como fazer um terrário de suculentas:
A luz é fundamental para o desenvolvimento das plantas, por isso ele deve ficar num local bem iluminado. Mas nunca deixe-o na luz direta do sol: o ambiente pode esquentar demais, transformando-se numa estufa, e literalmente cozinhar as plantinhas.
Não coloque formigas no terrário....Para montar um terrário, você precisará dos seguintes itens:
A montagem do vaso de cerâmica, plástico ou cimento, deve ser a mesma que o plantio de vaso comum. Deve-se ter uma drenagem, o substrato de crescimento, mudas de cactos e suculentas variadas e a decoração. A montagem do vaso de vidro é mais criteriosa pois este vaso não possui saída de água.
Para preparar o vaso faça o substrato com terra e areia. Utilize um vaso com um furo para a água drenar. Após completar o vaso com o substrato, regue bem antes de colocar as folhas. Você não deverá enterrar as folhas, elas devem ficar sob a terra.
Plantas saudáveis precisam de espaço para desenvolver suas raízes. Então, a dica é transplantá-la para um vaso biodegradável, de barro ou de cerâmica - ou melhor ainda, utilizar um vaso com composto de extrato vegetal. Esses vasos apresentarão condições mais adequadas para a manutenção e crescimento das suculentas.
Passo 1 – Coloque argila expandida ou pedriscos no fundo no pote; Passo 2 – Cubra essa camada com jornal ou manta de bidim; Passo 3 – Coloque o substrato escolhido, faça o plantio e regue a planta na sequência. Importante: o manejo da água deve ser diferente dos vasos com furo.
Perfure devagar. Deixe a broca no centro do local que quer furar e ligue a furadeira. Fure no local desejado em um ritmo lento e contínuo sem exercer muita pressão. A pressão exercida deve ser aplicada somente para manter a furadeira firme. Deixe que o aparelho fure o vaso.