Princípios da coordenação escolar Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.
Como já foi dito, a atuação do coordenador se relaciona tanto à equipe escolar como um grupo, quanto a cada docente individualmente. Isso significa que é função do coordenador ouvir e guiar os professores, estimulando o engajamento com projetos coletivos e individuais.
O que o Auxiliar de Coordenação Pedagógica faz? Organiza e arquiva os documentos. Controla os materiais e equipamentos. Realiza o atendimento telefônico e encaminha as solicitações.
Ao discutir o trabalho do coordenador pedagógico ressalta se que o mesmo não,o coordenador pedagogico atua em um espaço de mudança e visto,o aluno deve ser incluido no processo de planejamento de trabalho docente,deve-se criar oportunidade para o professor integrar sua pessoa a escola.
Os maiores desafios da coordenação pedagógica
Podemos perceber que as funções principais do coordenador pedagógico passam por três grandes desafios: trabalhar a formação e capacitação continuada de professores para promover uma integração teórico-prática, promover a transformação da realidade escolar e das práticas pedagógicas e garantir a articulação e ...
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.