Para realizar essa análise, é importante ter em mente que existem dois tipos de construção que devem ser levados em consideração: a oração e o período. Oração é um enunciado que se organiza em torno de um verbo, de modo que seja possível dividi-lo em 'sujeito' e 'predicado'.
A análise sintática caracteriza-se como uma particularidade inerente aos postulados gramaticais cuja finalidade se atém ao estudo das palavras de acordo com a função que elas desempenham em meio a um determinado contexto linguístico.
Se analisarmos as relações entre os termos na oração, perceberemos que eles exercem as seguintes funções sintáticas:
Análise Morfológica
A Morfossintaxe é a análise feita às orações em termos morfológicos e em termos sintáticos. Recorde-se que: A análise morfológica analisa as palavras de uma oração individualmente, ou seja, independentemente da sua ligação com as outras palavras.
Recursos morfossintáticos são a junção de recursos da morfologia (compreende o estudo das palavras de acordo com sua classe gramatical) e da sintaxe (compreende o estudo da posição que as palavras desempenham no contexto linguístico).
O que é Morfossintaticamente: Morfossintaxe é a relação e forma e sentido que uma palavra tem dentro de uma frase.
Os desvios morfossintático, nada mas é referente à morfossintaxe e Morfossintaxe é o Estudo dos fatos morfológicos como decorrência de suas relações no enunciado e dos fatos sintáticos em todas as suas implicações mórficas.
O que lá encontramos diz respeito a nada mais nada menos que o fato de um determinado vocábulo ser analisado de acordo com a classe gramatical a que pertence (morfologia), como também ser analisado de acordo com a função que desempenha dentro de uma oração (sintaxe).
Em se tratando das funções morfossintáticas do adjetivo, elas são demarcadas pelo predicativo do sujeito e do objeto e pelo adjunto adnominal.
Como você já sabe, os adjetivos são palavras que caracterizam, delimitam e qualificam o substantivo. ... Assim, por estabelecer essa relação com o substantivo, essas são as únicas funções sintáticas que o adjetivo desempenhará: adjunto adnominal ou predicativo.
Assim, podemos concluir que o adjetivo desempenha a função sintática de adjunto adnominal ou de predicativo de acordo com a relação estalecida com o substantivo. ... 1) Quando o adjetivo comporta-se como adjunto adnominal, ele é um termo acessório da oração: Não pare agora...