Conclusão é uma dedução extraída dos resultados do trabalho. Algo definitivo. Considerações finais indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.
As considerações finais do trabalho de conclusão de curso servem também para demonstrar ao seu pesquisador que se atingiram os seus objetivos fazendo a pesquisa. Não é muito comum usar citação ABNT nesta parte do trabalho. No caso, é importante demonstrar que a investigação atingiu os resultados ou não.
Evite usar citações na conclusão da redação. Esse uso prejudica a coesão do seu texto, já que na conclusão não há espaço para explanar ideias, Você pode iniciar o texto com citação, desde que esteja muito certo dos argumentos que vai utilizar relacionados a ela.
As citações só devem aparecer no corpo do desenvolvimento do texto. Não insira imagens, tabelas e mapas na conclusão. Esse tipo de informação deve ser disponibilizado no desenvolvimento do TCC. Não assuma a sua verdade como absoluta.
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
Muitas faculdades não permitem citação na introdução, então, antes de usar verifique com seu orientador ou manual acadêmico. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?”
Tente fugir das frases mais conhecidas e garanta que a citação escolhida tenha relação direta com o tema proposto. É importante que a ideia da citação esteja alinhada ao raciocínio que você vai desenvolver e à tese que você vai defender. Uma boa citação não é, necessariamente, a frase de um filósofo.
Citação Direta
A depender da área, pode-se mencionar ou não autores na introdução.
A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação. Algumas questões auxiliam na redação.
Você não deve perder de vista a principal função da introdução. Que é apresentar a pesquisa aos leitores. Então, a introdução do TCC deve conter os principais elementos que compõem a sua pesquisa: delimitação do tema, problema de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos e metodologia.
Por isso, desperte a curiosidade dele, deixando alguma pergunta ou uma promessa (que, é claro, deve ser cumprida no texto). Seja breve: Se a sua introdução tem 5 parágrafos de 12 linhas, eu possivelmente não vou ler o seu texto.
A introdução deve ter em torno de 5 a 7 linhas que serão desenvolvidas em duas partes fundamentais: fatos (parte objetiva da redação) e opiniões, ideias e juízos de valores (parte subjetiva da redação).
As melhores maneiras de começar uma frase
O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.