Conheça agora os 4 principais tipos de radiografia odontológica
Radiografias extrabucais: panorâmica, panorâmica para implantes, panorâmica especial para ATM, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, técnica combinada (seios paranasais), PA seio frontal, PA para mandíbula, PA seio maxilar, axial (Hirtz), AP Towne e carpal (mão e punho – para avaliar idade óssea).
Confira na lista abaixo os tipos de raio x:
Os posicionadores intraorais para radiografias Periapicais comercialmente disponíveis são baseados em três (3) principais modelos: - Posicionador para a técnica da Bissetriz, baseado no modelo de Hanshin; - Posicionador para a técnica do Paralelismo, baseado no modelo Rinn; - Posicionador para uso endodôntico.
Otimizado: Conheça os melhores modelos de Raio X odontológico
Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.
Aparelho Raio X Saevo Timex 70E Parede Pantográfico é um equipamento leve com e precisão nos movimentos, confeccionado com um material extremamente leve, com altíssimo grau de isolação da radiação. A movimentação do cabeçote é suave, precisa, de fácil manuseio e excelente estabilidade.
A radiologia odontológica é um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doenças dos dentes e dos ossos da face. É também um dos exames mais populares quando o paciente inicia um tratamento ortodôntico.
O raio X panorâmico, também conhecido como ortopantomografia ou radiografia panorâmica, é um exame que mostra todos os ossos da região da boca e suas articulações, além de todos os dentes, até mesmo aqueles que ainda não nasceram, sendo um ótimo auxiliar na área da odontologia.
A radiografia oclusal ou RX oclusal é um tipo de radiografia intraoral (dentro da boca) usado pelos médicos dentistas e que serve para despistar e avaliar a posição de raízes residuais (restos de raízes), dentes inclusos (dentes do siso, habitualmente) e dentes supranumerários (excedentários), entre outros, como ...
O aparelho de raio x apresenta em sua estrutura interna a ampola de raio x, a qual é formada por dois eletrodos e revestida por um vidro plumbífero, evacuado internamente. A miliamperagem é responsável pelo aquecimento do filamento e formação de uma nuvem de elétrons no polo negativo (cátodo).
No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.
A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.
Salas de raio-X devem dispor de sinalização de proteção radiológica que restringe a permanência de acompanhantes na sala durante o exame, a ser reforçada por orientação dos técnicos responsáveis. “Não é permitida a permanência de acompanhantes na sala durante o exame, salvo quando estritamente necessário e autorizado.”
Como funciona a montagem de aparelho ortodôntico?
A documentação ortodôntica leva em média 7 dias para ficar pronta, porque o radiologista responsável precisa analisar as radiografias e fazer os laudos referentes. Além disso, as fotografias precisam ser cortadas e preparadas de acordo com a solicitação do profissional.
No caso de o paciente não solicitar, a recomendação é de que o dentista entregue a documentação ortodôntica original após 5 anos pessoalmente, registrando o fato com um recibo assinado e discriminado, ou seja, constando tudo o que foi entregue.
Nos primeiros dias após a consulta, é normal o paciente sentir dor nos dentes, em decorrência da pressão que o aparelho ortodôntico faz. “São nesses primeiros dias que a força está ativa e a movimentação ocorre”, explica. A mastigação do paciente, nesse período, também pode ser dolorosa.
Olá. Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.
A colagem do aparelho ortodôntico não costuma ser indicada nos dentes sisos, pois eles apresentam anatomia diferenciada. Por isso, em pacientes que ainda possuem os sisos é necessário fazer uma boa avaliação antes de indicar o uso do aparelho. ...
Ideal sempre é limpar tudo antes da colocação do aparelho ortodôntico, até porque toda higiene fica mais difícil com o aparelho. ... Qualquer dúvida, converse com seu Ortodontista para fazer limpezas periódicas (ou encaminhar a algum Dentista que faça) durante seu tratamento, se você tiver dificuldades para higienizar.
Caso os ganchos de apoio se quebrem por algum motivo (esses ganchos podem estar nos braquetes ou no arco ortodôntico) interrompa o uso e entre em contato com o seu ortodontista. Aproveite as horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!!!
Sabe aqueles elásticos que ligam os dentes de cima com os de baixo? É praticamente impossível beijar com eles, já que eles limitam a abertura da boca. Por isso, lembre-se de tirá-los antes de se arriscar em um beijo. Para Luciana, a principal preocupação de quem usa aparelho fixo deve ser com a higiene bucal.
Evite retirar os elásticos para aparelhos Mas para que tragam resultados, precisam ser utilizados em tempo integral, só sendo retirados na hora das refeições e da higiene bucal.