A cifra de Vigenère consiste no uso de várias cifras de César em sequência, com diferentes valores de deslocamento ditados por uma "palavra-chave". ... Uma palavra é escolhida como "palavra-chave", e cada letra desta palavra vai indicar a linha a ser utilizada para cifrar ou decifrar uma letra da mensagem.
Quanto mais vezes a sua "Palavra-chave" ou "Frase-chave" se repete mais facilmente padrões serão detectados no texto criptografado e mais fácil será para quebrar a cifra. Uma "chave", com comprimento igual ou maior que o comprimento da mensagem é preferível.
Atribua um valor a cada dia da semana e ajuste a cifra de acordo com esse valor ao criptografar a mensagem do dia. Inclua o número da página com a mensagem cifrada. As letras correspondentes dessa página serão a chave da mensagem, como no exemplo abaixo: Mensagem cifrada: 1 ; 8 ; 3 ; 2 ; 12 ; 2 ; 12.
A cifra de César foi nomeada em homenagem a Júlio César que, segundo Suetónio, a usava com uma troca de três posições para proteger mensagens de significado militar.
Você usará uma das mais antigas e famosas cifras, a cifra de César, que leva o nome de Júlio César....Para descriptografar uma palavra, basta subtrair a chave em vez de adicioná-la:
Lembre-se de que 1 em binário é "ligado" (on) e 0 é "desligado" (off). Escolha o número binário que quer decodificar. Dê a cada número um valor, começando pela extrema direita. Por exemplo, usando o número 1001001, 1 = 1, + 0 = 2, + 0 = 4, + 1 = 8, + 0 = 16, + 0 = 32, + 1 = 64.