Os princípios básicos da óptica geométrica São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.
Resposta. O fenômeno é denominado c) Reflexão. O fenômeno óptico de reflexão da luz ocorre quando a luz ou um feixe de luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem. Os principais exemplos de objetos em que esse fenômeno pode ser observado são os espelhos.
1- ao observar o asfalto em dias quentes podemos perceber a formação de imagens que aparentam poças d'água. O nome dado a este evento e o fenômeno óptico envolvido em : a) miragens, reflexão da luz.
Qual é o fenômeno ótico mostrado na figura? A refração da luz solar ao atravessar camadas de ar com diferentes densidades.
Biconvexa
Quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, ocorre o solstício de verão. Já quando a incidência solar é menor em um dos hemisférios, ocorre o solstício de inverno. O solstício de verão é caracterizado por ter os dias mais longos do que as noites.
De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distancia, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.
O efeito de Fata Morgana, do italiano fata Morgana (ou seja: fada Morgana), em referência à fictícia feiticeira (Fada Morgana) meia-irmã do Rei Artur que, segundo a lenda, era uma fada que conseguia mudar de aparência, é um efeito óptico (Princípio de Fermat). Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica.
O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios da terra está inclinado no ângulo em que recebe o máximo de luz solar possível, marcando o dia mais longo do ano e consequentemente, a noite mais curta.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de Junho no hemisfério sul e 22 de Dezembro no hemisfério norte.
O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano. O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão.
Nas escolas Waldorf em todo o mundo, o solstício de inverno é marcado com o Festival das Lanternas. Durante semanas, a criançada constrói suas lanternas em papel, madeira ou metal e as decoram com folhas e desenhos de inverno. A noite, eles vão passear no escuro, junto com seus pais e professores.