Ser uma empresa certificada na ISO 9001 significa apresentar processos bem definidos, foco no cliente, total comprometimento da gerência com a gestão da qualidade e sua perpetuação.
O requisito básico para os Sistemas de Gestão da Qualidade consiste em identificar e gerenciar a família de processos necessários para assegurar a conformidade. O SGQ garante conformidade com a política da qualidade e assegura a realização dos objetivos da qualidade. Esse conceito básico não deve ser perdido de vista.
Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:
A ISO 9001 2015 já vigora totalmente, a versão 2008 sai de cena. Na verdade, a versão antiga já saiu de cena em 2015, o que ainda tinha validade era a certificação. Empresas certificadas antes de setembro de 2015 manteriam o certificado, cuja validade é de 3 anos, e durante esse período fariam a transição.
Os seis documentos obrigatórios da ISO 9001:2008 (controle de documentos, controle de registros, ação corretiva, ação preventiva, auditoria interna e controle de produto não conforme) não são mais obrigatórios.
Mentalidade de Risco A versão 2015 especifica requisitos para a organização entender seu contexto e determinar riscos com uma base para o planejamento. ... O conceito de ação preventiva é expresso por meio do uso de mentalidade de risco na formulação de requisitos de sistema de gestão da qualidade.
Determinar o escopo é definir exatamente onde o Sistema de Gestão da Qualidade se aplica. Em outras palavras, é dizer o que está dentro e o que está fora do SGQ. O escopo irá descrever a sua organização de forma simples e resumida.
O escopo deve declarar os tipos de produtos e serviços cobertos e prover justificativa para qualquer requisito desta Norma que a organização determinar que não seja aplicável ao escopo do seu sistema de gestão da qualidade.