O cobre é um metal nobre, este não é atacado por ácidos comum. O ácido nítrico é um agente oxidante forte, este faz com que o cobre transforme-se em óxido. Há nesta reação diluição do cobre, o cobre doará elétrons tornando assim um agente oxidante da reação.
Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au). Esse é um dos motivos do ouro ser tão valioso, pois não reagindo, ele permanece intacto por muito tempo. Isso pode ser visto nos sarcófagos e esculturas egípcias revestidas de ouro que datam desde a mais remota antiguidade.
A reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
flúor
A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons. Quanto mais reativo o metal for, maior será a sua eletropositividade.
Aproximadamente 78% do ar que respiramos é composto pelo nitrogênio da atmosfera (N2), que é seu maior reservatório. Um dos motivos para isso é o N2 ser a forma inerte do nitrogênio, ou seja, ele é um gás que, em situações comuns, não é reativo. Assim, ele vem se acumulando na atmosfera desde a formação do planeta.
O nitrogênio (N2) é um elemento químico extremamente importante para os seres vivos, porque participa da composição de moléculas orgânicas como os aminoácidos, que compõem as proteínas, e dos ácidos nucleicos. ... Todos esses microrganismos transformam o nitrogênio disponível na atmosfera em amônia.
Ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico que ocorre na natureza e admite a reciclagem do carbono. Tal reciclagem é importante, pois permite que esse elemento esteja sempre circulando no meio e entre os seres vivos.
Resposta. as plantas realizam fotossíntese; processo no qual a planta absorve luz do dia, o gás carbônico e a água do solo.