A entidade que realmente está incorporada em seu médium deve passar seu ponto riscado e ponto cantado os quais serão confirmados pela entidade chefe da casa. Não existe entidade na Umbanda que não risque ponto. De exu à ibeijada todas as entidades, se entidades de verdade, devem riscar e firmar seu ponto.
Também temos outros significados dos Pontos Riscados, assim como descrevo abaixo:
Babakekerê (Pai pequeno): Substituto do (a) chefe do terreiro. Yalorixá (Mãe de santo): Maior autoridade feminina dentro da Umbanda. Babalorixá (Pai de santo): Autoridade máxima na Umbanda. ... Babalaô (é o Pai de Santo, após 21 anos de feitura): Após 21 anos de feitura, o Babalorixá, passa a ser chamado de Babalaô.
É o médium que participa nas giras de assistências como auxiliar dos Guias em terra, podendo ser designado na hora dos trabalhos, pelo Primeiro Cambono, pela Ialorixá ou pela Iabá. O cambono é a viga mestre do trabalho, sua energia é fundamental na sustentação vibracional da casa.
Braja é uma guia feita com mais de um fio de contas. A guia, geralmente, não deve ter o número certo de contas, de cristais, isso é importante dizer.
Brajá é o fio-de-contas usado por babalaôs, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás, Ialorixás, ogãs, Equedes, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, é um símbolo de nobreza, estatuto, senioridade, sapiência, jamais poderá ser usado por pessoas que não ...
O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.
Limpar o histórico
Comece a fazer sua guia de proteção dando um nó na ponta do barbante ou cordão de náilon. Lembre-se de deixar um espaço a mais sem contas e vá colocando-as até que sua guia fique de um tamanho que você gosta. Se a entidade pedir que se use mais de uma cor, intercale sete contas de cada uma, até que fique pronto.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Faça a oração abaixo.