O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio.
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
A escala do pH mede quão ácida ou básica é uma substância. A escala de pH varia de 0 a 14. ... Por exemplo, pH 10 é dez vezes mais alcalino do que pH 9 e 100 vezes (10 vezes 10) mais alcalino que pH 8. A água pura é neutra.
Assim, o pH fornece uma forma de expressar o grau de atividade de um ácido ou de uma base em termos da atividade iônica do seu hidrogênio. O valor do pH de uma substância é diretamente relacionado pela relação das concentrações de íons de hidrogênio [H+] e de íons de hidroxila [OH-].
O pH mede a acidez ou basicidade. Isso é importante na agricultura para corrigir o pH do solo, de forma que o solo esteja adequado para a plantação. Outro exemplo, é a questão das enzimas no corpo humano. Elas precisam de pH adequado para o funcionamento.
A ideia de descobrir o Ph de um produto e usá-lo de forma inteligente é identificar qual o balanceamento que precisa ser feito para que a estrutura natural e saudável ao fio seja mantida, nem muito ácido, nem muito alcalino.
Conhecer o pH ideal para a região onde o seu produto cosmético deve ser aplicado é fundamental, uma vez que o uso de produtos que possuam faixas de pH muito diferentes das apresentadas pela pele e cabelos podem acarretar diferentes danos para estas estruturas, desde o aumento do frizz nas fibras até o ressecamento da ...
A única forma de saber o pH do shampoo e de qualquer outro cosmético é fazer o teste com o auxílio de fitas medidoras específicas, que você pode comprar em distribuidoras de produtos químicos e até, veja só, em lojas especializadas em produtos para piscinas.
Isso na estética é imprescindível. Um cosmético de qualidade tem que informar qual é o pH daquela formulação, principalmente os ácidos. Quanto mais hidrogênio tiver uma solução, mais ácida ela é, quanto menos hidrogênio ela tiver e mais oxigênio ela tiver, mais alcalina ela é.
O pH da pele não é neutro O pH de uma pele saudável é levemente ácido. De modo geral, ele fica entre 4,5 e 5,5. Esta faixa é chamada “pH fisiológico”. Se o pH sobe para alcalino ou cai para muito ácido, o equilíbrio natural da pele fica comprometido.
5 e 4,5