As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012. A seguir, uma breve síntese sobre os principais acontecimentos e decisões tomadas em cada um desses eventos.
Verificado por especialistas. As Conferências Ambientais Internacionais são importantes para a discussão sobre o futuro do nosso planeta. Nas Conferências Ambientais Internacionais, os países discutem estratégias e ações que podem ser tomadas para diminuir os impactos causados no meio ambiente.
A cooperação internacional deve estimular o desenvolvimento e preservar o meio ambiente, garantindo que “sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das gerações presentes e futuras” (CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 2014).
Conferências ambientais reúnem líderes de diversos países para discutir e ampliar os debates sobre impactos ambientais e sobre a necessidade de promover a sustentabilidade.
Os tratados internacionais ambientais surgem para estabilizar as relações entre os Estados, seus atuantes internos e o meio ambiente, porém muitas vezes a atenção necessária para tal não é dada, resultando em uma relação desarmônica entre o homem e o meio em que vive, provocando consequências irreversíveis.
Entre esses acordos, destacam-se os resultantes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92): a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, expressou o consenso internacional ao abordar o problema das mudanças climáticas.
O acordo estabelecia que cada país se comprometesse a refletir sobre a forma como todos os setores da sociedade poderiam cooperar na solução dos problemas socioambientais. O principal e mais rígido tratado sobre o clima criado até hoje é o Protocolo de Kyoto.
Responsabilidade ambiental individual Comprar produtos de empresas que não agridam o meio ambiente; Poupar energia elétrica; Colaborar na diminuição da poluição usando menos o carro particular e mais transportes públicos, app de transportes etc, Não despejar entulhos, lixo em local inapropriado.
De que forma as empresas podem ajudar o meio ambiente? Para as empresas alcançarem a preservação ambiental, pode-se, por exemplo, melhorar equipamentos, priorizar materiais de melhor qualidade, e implantar abordagens mais contemporâneas dentro do seu negócio.
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
A atividade física além de melhorar a saúde do corpo e o psíquico do indivíduo, contribui para o seu bem-estar geral. ... Sabe-se que a combinação de exercícios físicos e o contato com a natureza em ambientes conhecidos como 'grandes espaços' é algo acessível e traz benefícios à saúde.