Segundo Carlos Maximiliano "a hermenêutica é a teoria científica da arte de interpretar", ou seja, é teoria que se preocupa em refletir de forma lógica e sistemática os métodos e critérios que serão utilizados, concretamente, na atividade de interpretação (MAXIMILIANO, 2005, p. 4).
A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.
Tillich compreende o conceito de cultura como a função do espírito humano que aponta para a possibilidade criativa por meio de todas as manifestações culturais. Por outro lado, para ele, religião não é sinônimo de revelação como entendiam muitos teólogos de sua época.
Na Antigüidade grega, a hermenêutica relacionava-se com à gramática, à retórica e à dialética e sobretudo com o método alegórico, para permitir a conciliação da tradição (os mitos) com a consciência filosoficamente esclarecida.
A hermenêutica consiste em uma ciência que forma critérios e elementos que são utilizados para interpretá-la o ato da norma jurídica, logo se pode dizer que é o ato de revelar o sentido da norma jurídica.
Segundo Carson (2008), a hermenêutica é a arte e ciência da interpretação; a hermenêutica bíblica é a arte e ciência da interpretação da Bíblia.
Significado de Exegese substantivo feminino Análise, explicação ou interpretação de uma obra feita de maneira cuidadosa. Comentário cujo propósito é esclarecer ou interpretar detalhadamente um texto, uma expressão ou uma palavra. Etimologia (origem da palavra exegese). Do grego exégésis.