A nitroglicerina é um óleo de cor amarela, e sua fórmula molecular é C3H5N3O9. Sua nomenclatura, de acordo com a União Internacional da Química Pura Aplicada (Iupac), é 1,2,3-trinitroxipropano. Representação da fórmula estrutural da molécula de nitroglicerina e sua fórmula molecular.
Este medicamento é indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à Nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...
Vasodilatador. Anti-anginoso, anti-hipertensivo. Mecanismo de ação: a nitroglicerina é convertido em óxido nítrico (NO), o que estimula a produção de GMP cíclico, levando a um relaxamento da musculatura lisa vascular. Causa venodilatação sistêmica, com redução da pré-carga.
Os efeitos das explosões dividem-se em: fisiológicos, térmicos e mecânicos. Os efeitos fisiológicos são os que afectam os indivíduos ao nível de olhos, tímpanos, pulmões, coração, etc. Os efeitos térmicos provêm do aumento de temperatura provocado pela libertação de energia.
Como exemplo de explosivo dessa classificação têm-se a nitroglicerina, a nitrocelulose, a nitroguanidina, a PETN, o TNT, o tetril, o ácido pícrico e o ANFO.
Os explosivos mais utilizados na mineração são o ANFO (nitrato de amônio e combustível), emulsões e a pólvora negra.
Em geral, explosivos típicos são constituídos de um dispositivo detonador, um recipiente e, claro, o material explosivo em si. Esse sofre uma reação química, passa por combustão e/ou reação de decomposição, ao ser disparado por uma elevação de temperatura, ou energia do mecanismo de detonação.
A pólvora negra, usada como propelente e explosivo, é uma mistura complexa de três ingredientes fundamentais, o salitre, ou nitrato de potássio, o enxofre e o carvão.