A amônia é uma substância produzida por bactérias intestinais e por células do corpo durante a digestão de proteínas. É um resíduo que normalmente é transportado para o fígado, onde é transformado em ureia e glutamina. A ureia é levada para os rins e excretada na urina.
O tratamento usual para o envenenamento é dar ao animal vinagre ou o ácido acético, que bloqueiam a absorção da amônia pelo sangue. Mas, segundo Ortolani, em 90% dos casos os animais morrem mesmo com esse cuidado, pois o sangue do bovino já contém muita amônia.
Planejamento alimentar
Eles comem à vontade, no mínimo três vezes por dia, uma ração específica para ovinos. E assim, engordam 300 gramas por dia. Com seis ou sete meses já estão prontos para o abate, como é o caso de um carneiro macho, da raça Santa Inês, que nem trocou os dentes ainda.
Como sugestão, uma formulação adequada às necessidades dos ovinos deve conter 60% de milho triturado, 30% de farelo de soja e 10% de farelo de arroz. Caso essa ração seja fornecida para as ovelhas lactantes, adiciona-se 1% de sal mineral para reforçar a mineralização desses animais.
Pode compor rações a base de cereais, como milho, trigo ou cevada, ou ainda polpa cítrica, na proporção de 1% e no máximo 2%. Pode, ainda, ser utilizada para aumentar o teor proteico de volumosos úmidos, como silagem de milho ou sorgo, cana-de-açúcar, na quantidade de 1%.
Em geral, as galinhas chegam à fase adulta aos oito meses, entretanto aves mais precoces, como a galinha caipira, começam a botar aos seis meses. A ração de crescimento deve ser oferecida a elas até os cinco meses, devendo então ser substituída pela ração de postura.
O rápido crescimento dos frangos deve-se, basicamente, ao melhoramento genético das aves combinado com sistemas de nutrição animal, baseados na utilização de rações enriquecidas e balanceadas.
Ração para porcos para os primeiros dias do porco