monocotiledôneas
As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante; é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias. ... A raiz fasciculada ou em cabeleira; é formada por numerosas raízes finas e de mesmo tamanho.
Raiz aprumada, raiz axial, raiz pivotante, raiz perpendicular ou raiz primária - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. E também possui ramificações ou raízes secundárias. ... A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese.
- Raízes respiratórias, de aeração ou pneumatóforos: Essas raízes são muito comuns em plantas que vivem em manguezais, principalmente por realizar trocas gasosas com o meio ambiente. Possuem geotropismo negativo e por isso podem ser vistas saindo do solo.
A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.
Raízes aéreas Exemplo: cipós, mata-pau. Raízes grampiformes: são adventícias com formas de grampos, que fixam a planta trepadora a um substrato, outra planta ou não. Exemplo: hera. Pneumatóforos: raízes respiratórias.
Cinturas ou estranguladoras: tratam-se de raízes adventícias que abraçam outro vegetal e em casos extremos, o hospedeiro pode chegar a morrer. Grampiformes ou aderentes: são raízes que por sua origem são classificadas como adventícias e que como o próprio nome diz possuem forma semelhante a um grampo. ...
Raízes respiratórias ou pneumatóforos são adaptadas a realização de trocas gasosas com o ambiente. Esse tipo de raiz é encontrado em plantas como a Avicena tomentosa, que vive no solo encharcado e pobre em gás oxigênio nos manguezais.
Denominam-se raízes adventícias todas aquelas que, secundariamente, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal, independentemente da raiz primária do embrião.
Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predominam os vegetais halófilos, em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas. As suas longas raízes halófilas permitem a sustentação das árvores no solo lodoso.
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:
Os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição, e possuem uma vegetação denominada “mangue”. ... O ambiente lodoso dos manguezais proporciona um solo com pouca oxigenação, com grande quantidade de água salobra. o que gera um odor característico.
Brasil
Em resumo a restinga (termo utilizado no Brasil) é um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características. ... A vegetação da Restinga se caracteriza por folhas rijas e resistentes, caules duros e retorcidos e raízes com forte poder de fixação no solo arenoso.
Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho.
O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. ...
Mangue é a vegetação que predomina no manguezal. Em função do solo extremamente salino e da deficiência de oxigênio, em virtude das oscilações constantes da maré, predominam os vegetais pneumatóforos (raízes aéreas) e halófilos.
Resposta. tocantins, roraima, rondonia esses tem cerrado. mangues - pará e amapá.
A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Municípios