Na verdade, não só é possível deserdar um filho, como qualquer outro herdeiro necessário, desde que presentes os requisitos legais. ... Basicamente, quando o herdeiro faz algo de ruim contra aquele cuja herança um dia por lei receberia. Assim, podem ser deserdados o descendente, o ascendente e o cônjuge[3].
Ou seja: o filho fora do casamento não tem direito de herança dos bens que não compõem a meação de seu genitor. Sendo assim, os filhos fora do casamento têm direito à herança, porém mantêm seus direitos restringidos à parte equivalente de seu pai, sem riscos para a herança da madrasta ou companheira do falecido.
Filiação ilegítima é uma expressão em desuso na atualidade e que designava a prole nascida fora dos laços do matrimônio. ... Além disso, a legislação não prevê diferença nos direitos de filhos concebidos dentro ou fora do casamento.
Os herdeiros legais são tanto os descendentes como os ascendentes. Assim, pais, avós, filhos e cônjuges são os mais comuns em uma partilha de bens. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos, do ponto de vista legal. Se o falecido não tiver filhos, os pais e o cônjuge herdarão partes iguais.
HERDEIROS NECESSÁRIOS. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima.
Germano: Significa “irmão”; “germânico”, “da Germânia”, "nascido ou habitante da Germânia". Germano é um nome com dois possíveis étimos, um a partir do latim Germanu, outro da palavra germânica wehrmann. Germanu significa literalmente “irmão”.
Irmãos bilaterais são aqueles que possuem mesmo pai e mesma mãe, já irmãos unilaterais são aqueles que possuem como semelhança somente o pai, ou somente a mãe. Exemplo: José e Maria são casados e possuem dois filhos, Pedro e João, porém José em um relacionamento anterior com Ana, teve um filho, chamado Joaquim.
Primogênito, do meio ou caçula: papel de cada filho dentro da família.
A chamada Síndrome do Filho do Meio ocorre quando as crianças se sentem pouco importantes em relação aos irmãos por não receberem atenção suficiente dos pais. Como consequência, agem para chamar a atenção e são propensos a ter baixa autoestima, podendo desenvolver crises de identidade.
substantivo masculino e feminino Filha ou filho mais novo; o filho que nasceu por último. ... adjetivo Diz-se do filho ou filha que nasceu por último: filho caçula. Etimologia (origem da palavra caçula). Do quimbundo kasule.