Nesse sentido, entendemos que as atividades rítmicas no espaço escolar, podem ser classificadas da seguinte maneira: Percussão corporal: produção de sons com o corpo. Exercícios rítmicos com a utilização de materiais: como pular corda; atividades que envolvam a utilização de materiais como bolas, bastões, entre outras.
Resposta: Os benefícios das Atividades Rítmicas e Expressivas são inúmeros, além de desenvolver todo repertório da psicomotricidade, trabalha o ritmo e a musicalidade como junção do corpo e alma, estimulando o lado afetivo dos alunos.
Resposta: A principal função das atividades rítmicas é harmonizar todo o grupo e prepará-lo para a aprendizagem de forma mais lúdica, trabalhando ritmo, esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social.
Todas as culturas têm um tipo de manifestação rítmica e/ou expressiva. No Brasil existe uma riqueza muito grande destas manifestações. As danças foram e são criadas a todo tempo: inúmeras influências são incorporadas e as danças transformam-se, multiplicam-se. Algumas preservam suas características iniciais.
Ritmo representa movimento já expressão corporal é uma forma de se comunicar se movimentando usando seu corpo seja dançando, fazendo mimica, libras, rindo, chorando....
Possuímos os ritmos: Ritmo Circadiano: Sono, metabolismo, fome, sede, temperatura. Ritmo Infradiano: Modificações periódicas no organismo. Ritmo Psicológico: A criança utiliza a atenção para tornar consciente o seu corpo como instrumento de ritmo.