A história natural de uma doença é uma descrição, ou seja, algo que possui uma evolução, do processo de adoecimento de um indivíduo até sua cura ou morte. Trata-se de um estudo que acaba sendo um instrumento necessário, pois aponta quais métodos podem ser utilizados na prevenção e no controle.
Conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão de uma doença, a profilaxia é um conceito muito importante dentro das ciências da saúde, consistindo em uma soma de atividades que visam proteger uma população da ocorrência ou da evolução de um fenômeno que seja desfavorável ...
Profilaxia é o termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças. Hábitos corriqueiros de higiene, como lavar as mãos e refrigerar os alimentos, são algumas das profilaxias mais comuns. Esses atos são consideradas profilaxias pois atuam na eliminação dos micro-organismos.
A vacina é importante e eficiente meio para prevenir diversas doenças. Ela é feita por agentes patógenos (vírus ou bactérias) previamente atenuados ou mortos.
Malária
Para quem não sabe, a profilaxia (como é chamada a limpeza) remove placa e tártaro que podem causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas. Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras diferentes: com o jato de bicarbonato ou a raspagem dos dentes com curetas.
E é ai que entra a famosa limpeza dos dentes, ou a famosa Profilaxia Dentaria. A profilaxia dos dentes é realizada em consultório pelo dentista e tem como objetivo a prevenção de doenças periodontais e a manutenção da higienização bucal do paciente.
A profilaxia dental, vulgarmente conhecida como limpeza dentária, é um procedimento realizado por um cirurgião-dentista em consultório odontológico. Diferentemente da limpeza diária feita pelo paciente, esse processo utiliza aparelhos específicos.
É uma forma de manter a saúde bucal em dia e evitar maiores transtornos como gengivites e cáries, por exemplo. Não se deve negligenciar nossa saúde bucal, por isso deve-se visitar o dentista de forma regular ao menos duas vezes ao ano. Não pense em dor, desconforto ou outros problemas.
Uma destartarização ou tartarectomia, vulgarmente chamada de limpeza de dentes, é um procedimento ou tratamento efetuado por um médico dentista ou higienista oral qualificado, que serve para remover ou tirar o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.
Uma vez que o tártaro não é removido, permanecendo durante meses na boca, a higiene torna-se cada vez mais complicada. Dessa forma, o tártaro se intensifica e se direciona para a raiz do dente, causando destruição do osso, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dental.
Para manter a saúde bucal em dia, recomenda-se a limpeza dos dentes a cada seis meses, em consultório odontológico. Independentemente de uma boa higienização bucal, com enxaguante e fio dental por exemplo, nossa boca tende a acumular tártaro e placa bacteriana.
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.