A auditoria em sistemas de saúde tem a função de analisar se a gestão e procedimentos realizados em uma instituição de saúde estão em conformidade com objetivos da organização, legislação, normas regulatórias e serviços de saúde prestados ao paciente, considerando os protocolos assistenciais e as boas práticas médico- ...
A auditoria de enfermagem avalia apenas a responsabilidade da enfermagem no cuidado ao paciente. ... As medidas preventivas e corretivas são de responsabilidade administrativa. - a auditoria não visa a melhoria dos registros - o objetivo principal é melhorar a assistência ao paciente.
A auditoria de sistemas de serviços de saúde pode ser categorizada em dois grandes grupos: auditoria clínica que corresponde uma análise crítica sistemática da qualidade da atenção à saúde, incluindo os procedimentos usados no diagnóstico e tratamento, o uso dos recursos e os resultados para os pacientes; e auditoria ...
Quais cuidados devem ser tomados durante a elaboração do relatório?
A auditoria do SUS é um dos instrumentos de controle interno que tem a finalidade de contribuir com a gestão por meio da análise dos resultados das ações e serviços públicos de saúde. Esta auditoria visa contribuir para ga- rantia do acesso oportuno e da qualidade da atenção ofe- recida aos cidadãos.
É objeto dos auditores do SUS: A aplicação dos recursos transferidos pelo Ministério da Saúde à entidades públicas, filantrópicas e privadas; ... Sua finalidade é de interação com as diversas áreas da gestão do SUS, discutindo estratégias de apoio com ações de auditoria e/ou cooperação técnica.
Os principais atores envolvidos na auditoria odontológica das operadoras de planos de saúde, são: o gerente, o coordenador técnico, o auditor líder, o auditor, o auditado indireto e o auditado direto, caracterizados a seguir.
A auditoria tem um papel de destaque no processo de consolidação do SUS. A auditoria pública procura analisar o funcionamento do SUS para evitar possíveis fraudes ou realizar correções nas distorções existentes, além de verificar a qualidade da assistência e o acesso dos usuários às ações e serviços de saúde.
Por meio de tal exame, possibilita-se vislumbrar a qualidade dos planos de ação que visam a correção de erros ou vulnerabilidades, possibilidade de atingimento de metas e eficiência dos controles internos (SILVA; GOMES; ARAÚJO, 2014).
A auditoria hospitalar é um estudo ou conjunto de avaliações sobre a eficiência de processos e atividades de uma instituição de saúde. Ela serve para gerar dados relevantes e demonstrar qual é a melhor maneira de agir, diante de objetivos estratégicos e de necessidades específicas.
A auditoria também: Assegura a qualidade dos serviços oferecidos e prestados pela instituição; Aprimora os procedimentos técnicos, administrativos, e éticos dos profissionais da saúde; Avalia o desempenho do serviço.
A auditoria é importante para subsidiar o planejamento das ações de saúde, sua execução, gerenciamento e avaliação qualitativa dos resultados. ... A auditoria de enfermagem é uma avaliação administrativa de fundamental importância na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Os indicadores de enfermagem, acompanhados pelo NAGEH, são: incidência de quedas, incidência de úlceras por pressão (UPP), incidência de perda de sonda nasoenteral, incidência de flebites, incidência de não conformidades na administração de medicamentos, incidência de obstrução de cateteres centrais, horas de ...
Também denominados de Indicadores Clínicos ou Assistenciais. O indicador de resultado foca como os pacientes são afetados pela sua interação com a equipe de enfermagem, como exemplo: Incidência de Queda de Paciente, Satisfação do paciente com o cuidado específico de enfermagem.
14 KPIs de RH: os indicadores de sucesso da gestão de pessoas
Indicadores de RH: conheça os 6 principais e como analisá-los na prática