É uma bem-aventurança descrita em Mateus, capítulo 5, verso 3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos.
E esta foi a palavra que Jesus usou no texto bem aventurados os pobres de espíritos, ou seja, Ptochós. Então, o que isso significa? Significa que bem aventurado é o homem que reconhece sua total dependência de Deus e deposita sua confiança nele.
Ser pobre de espírito ou ser pobre de coração significa não nos pertencermos a nós mesmos. É o despojar-nos de nós mesmos. É não vivermos para nós mesmos. ... Há pessoas que são pobres materialmente, não têm bens, até passam necessidades, mas não têm essa pobreza de espírito como foi descrita.
2 “BEM-AVENTURADOS OS POBRES NO ESPÍRITO” Mt 5,3 se refere às pessoas que são “absolutamente” pobres em relação “ao espírito”, conforme a tradução do grego τῷ πνεύματι.
100% Espírito de rico(a) Você é uma pessoa dona de uma personalidade extremamente forte, que possui uma enorme ambição dentro de si e que nunca se permite contentar com tão pouco em sua vida, por isso, se você ainda não é rico(a), um dia será graças a essa sua força de vontade.
Significado de Pobre substantivo masculino e feminino Pessoa que tem carência do necessário à sobrevivência. [Pejorativo] Quem vive pedindo esmolas; pedinte. adjetivo Diz-se do que não demanda esforço, criatividade, elaboração: pobre de espírito. De difícil produção ou desenvolvimento; improdutivo: solo pobre.
Bem-aventurados significa “parabéns a” e reflete a estimativa de Deus e não o sentimento humano. Bem aventurados os que choram assim como as demais bem aventuranças, promete compensação no juízo final para todos os discípulos interiormente desesperados.
substantivo feminino Estado de plena felicidade; condição de extremo bem-estar. [Religião] Cada uma das oito perfeições evangélicas ou preceitos religiosos ditos por Jesus no Sermão da Montanha. [Religião] Felicidade extrema só atingida pelos santos; felicidade absoluta alcançada pelos dignos no céu, ao lado de Deus.
Essa é a mesma palavra que o Gênesis usa para descrever a criação do mundo, no princípio, quando Deus criou o céu e a terra. Segundo as palavras de Jesus, os mansos herdarão a “terra”, ou seja, a criação. Isso porque o Eterno fará um novo céu e uma nova terra, e todos os salvos habitarão nela.