Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ). A Cortesia Concreto adota o Slump = 90 +/- 10 mm.
No formato cilíndrico, os moldes mais utilizados possuem dois tamanhos: 100 mm x 200 mm, preenchidos com concreto em duas camadas sucessivas, cada uma delas recebendo 12 golpes com a haste de socamento, e 150 mm x 300 mm, em que são aplicados 25 golpes em cada uma de suas três camadas de preenchimento.
Concreto: corpos-de-prova Quando o concreto é recebido na obra, são coletadas amostras para realizar ensaios de resistência e verificar se o material está adequado para uso. Os corpos de prova são moldados segundo padrão e ordens específicas.
PREPARAÇÃO DOS MOLDES Antes de proceder à moldagem, os moldes devem ser revestidos com uma fina camada de óleo mineral. O molde deve estar apoiado em uma superfície horizontal e sem vibrações que possam ocasionar mudança na propriedade do concreto do corpo de prova durante a moldagem e o início da pega.
A única propriedade mecânica que é avaliada nos ensaios de compressão de materiais frágeis é o seu limite de resistência à compressão. Do mesmo modo que nos ensaios de tração, o limite de resistência à compressão é calculado pela carga máxima dividida pela seção original do corpo de prova.
O corpo de prova concreto é importante para evitar que prejuízos e acidentes ocorram após o termino da obra. É aquele negócio, um material defeituoso só produz coisa defeituosa. É preferível que o concreto apresente falhas em seu teste de resistência do que já em obra, acredite, a dor de cabeça é muito menor!
CONCRETO – PROCEDIMENTO PARA MOLDAGEM E CURA DE CORPO DE PROVA E3. 13
Por que fazer ensaios de resistência do concreto? Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.
O ensaio de compressão analisa como o material responde ao ser pressionado. É baseado na aplicação uniaxial de carga compressiva em um corpo de prova, que tende a causar um encurtamento ou ruptura do material.
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais. A resistência do concreto aumenta com sua idade, conforme se observa na Figura 06.
DEFINIÇÃO DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO DE CONCRETO São ensaios tecnológicos para controlar a qualidade do concreto, como compressão axial, tração simples, tração na flexão, tração por compressão diametral, módulo de deformação, coeficiente de Poisson, permeabilidade, abrasão, capacidade de deformação e consistência.
Aditivos superplastificantes Pode-se dizer que haverá uma redução de 20% a 25% da relação água-cimento. Esse aditivo também é responsável por aumentar a resistência final do concreto e, também, facilitar o seu espalhamento da massa.