O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.
Segundo Lowenfeld o desenho infantil passa pelos seguintes estágios: estágio das garatujas, que é divido em três fases: Garatuja desordenada, Garatuja ordenada e Garatuja nomeada, Estágio Pré-esquemático e Estágio Esquemático.
Fases do desenho infantil: Quais são e principais características
Entenda mais sobre garatuja
Ocorre aproximadamente a partir de 2 anos de idade. No começo, o bebê não presta atenção ao que ele faz e essa fase é chamada rabiscos desordenados. Neste momento o bebê não controla os movimentos e não tenta representar nada. Mais tarde, por volta dos 3 anos de idade, começa a fase dos rabiscos ordenados.
substantivo feminino Desenho rudimentar, malfeito, normalmente sem forma e ilegível. [Por Extensão] Rabiscos que as crianças fazem na tentativa de representar o mundo (mais usado no plural): ninguém percebe suas garatujas.
O desenho da criança é precedido pela garatuja, que é a fase inicial do grafismo. As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Para ela é prazeroso desenhar, colocar a imaginação em exercício, brincar com cores e espaço. ...
A fase icônica antecede o processo de alfabetização e tem início quando a criança faz rabiscos circulares (movimentos celulares) e logo tenta imitar a escrita adulta, sem estabelecer ainda nenhuma relação funcional com a escrita.
Desenho rudimentar, malfeito, normalmente sem forma e ilegível. [Por Extensão] Rabiscos que as crianças fazem na tentativa de representar o mundo (mais usado no plural): ninguém percebe suas garatujas.
Ele se dividindo em três estilos são eles: o desenho arquitetônico, desenho mecânico e desenho industrial. O desenho arquitetônico voltado para edificação de casas e edifícios e estabelecimentos comerciais. O desenho mecânico voltado para peças em geral para a industria.
Existem dois tipos principais para a pintura em tela: a óleo e acrílica....Existem outo tipos diferentes, cada um com tamanhos únicos e feitos de fibras naturais ou sintéticas.
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou afrescos).
Técnica do grego τέχνη, téchnē, 'arte, técnica, ofício'; arte ou maneira de realizar uma ação ou conjunto de ações. ... É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm, como objetivo, obter um determinado resultado, seja no campo da ciência, da tecnologia, das artes ou em outra atividade qualquer.
O pintor precisa ser um conhecedor de cor e de tinta. Foram necessários séculos moendo “pigmentos”, buscando a medida ideal para a mistura do “aglutinante” e experimentando as cores com seus matizes. Lembrando, ainda, que para cada técnica há uma tinta específica.
Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX. A denominação do movimento como Pontilhismo só foi designada ao estilo na década de 1880 a fim de ridicularizar e rebaixar o trabalho desses artistas.