A palavra igreja vem do grego ekklesia, «assembleia», pelo latim ecclesia-, «assembleia do povo; igreja». Trata-se de «edifício destinado ao culto de uma religião, especialmente cristã; comunidade dos fiéis de determinada religião; autoridade religiosa» (cf.
Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã. Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas. Em sociologia Igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado.
Significado de Igreja substantivo feminino O templo que acolhe os cristãos; local ou edifício onde os cristãos se reúnem para as celebrações ou cultos. Catolicismo; reunião dos cristãos católicos. ... Da qual fazem parte a Igreja grega e os que integram a Igreja oriental.
Templo: espaço físico, lugar, paredes. Igreja: reunião de pessoas que servem a Deus e querem adorá-lo. ... Jesus deus exemplo de como se comportar na igreja nas vezes em que foi adorar a Deus.
substantivo feminino [Grécia Antiga] Assembléia política de cidadãos dos Estados da Grécia antiga, especialmente dos de Atenas. [Religião] Organização cristã; Igreja. Etimologia (origem da palavra eclésia). Do grego ekklesía.
1911
Em 1517, na Alemanha, o professor e monge Martinho Lutero fixou à porta da Catedral de Wittenberg 95 teses criticando a atuação do papa e do alto clero. Elas se propagaram rapidamente, mesmo com a intervenção da Igreja.
Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade. Na História, este assunto confunde-se com a Reforma Protestante, pois ambas têm relação com o alemão Martinho Lutero. ... O nome luteranismo refere-se ao líder deste movimento, Martinho Lutero (1483–1546).
História Geral. O calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu na Suíça, logo após a Reforma Protestante.