CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (Revogado)
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem amparar tais estimativas, julgamentos e modelos. Os conceitos representam o objetivo que este Comitê de Pronunciamentos Contábeis e os elaboradores dos relatórios contábil-financeiros devem se empenhar em alcançar.
Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é Completa, Neutra e Livre de erro material.
Confiabilidade – para ser considerada confiável a informação contábil precisa estar revestida de neutralidade, não conter vícios, desvios ou erros substanciais e representar a contento o fato contábil a que se propõe. A informação não pode ser apresentada de modo a sugestionar a decisão do usuário.
Os usuários da contabilidade são aquelas pessoas que necessitarão dos dados fornecidos pela contabilidade para alguma finalidade. ... Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos.
Dentre as características da contabilidade gerencial destacam-se a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação das informações coletadas.
Segundo a doutrina contábil “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. ... Relatórios como o balanço patrimonial e o Demonstrativo de Resultados (DRE) trazem informações seguras. Essas informações colaboram não só para a administração como também para a tomada de decisão.
Qualidade da informação contábil pode ser definida como um grau de funcionalidade da contabilidade como mecanismo de governança (Almeida, 2010). Sendo a informação contábil uma fonte para tomada de decisões, a qualidade é essencial para os usuários interessados no desempenho econômico da empresa, NASCIMENTO (2008).
O sistema de informação contábil pode ser definido como o conjunto de recursos humanos e de capital dentro da organização o qual é responsável pela preparação de informações financeiras e também das informações obtidas da coleta e processamento dos dados das transações.
A informação contábil se expressa por diferentes meios, como demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, notas explicativas, pareceres, laudos, diagnósticos ou quaisquer outros utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação.
3.
A disponibilização de informações contábeis a todos os usuários e os relatórios gerenciais são o fruto do sistema de informação contábil. A sua finalidade é fornecer à administração da empresa dados adequados ao controle global das suas operações e à tomada de decisões.
O subsistema de informação cuida da produção de dados e informações por meio de ferramentas que permitem à Administração planejar o negócio, conhecer a evolução de resultados e tomar as decisões necessárias para a manutenção do objetivo empresarial. ...
Nesse sentido, vale destacar que o sistema é dividido em subsistemas. Um deles é social (incluindo pessoas, informações, processos e documentos) e o outro, automatizado (composto por máquinas, redes de comunicação e computadores).
Um subsistema é um ambiente operativo único e predefinido através do qual o sistema coordena o fluxo de trabalho e o uso de recursos. O sistema pode conter vários subsistemas, todos a funcionar independentemente uns dos outros. Os subsistemas gerem recursos.
O Subsistema Organizacional diz respeito à organização formal da empresa, compreendendo as definições de autoridade, responsabilidade, nível de descentralização, dentre outros.
Cada sistema é formado por componentes que podem ser decompostos em elementos menores. Se dois níveis hierárquicos estão envolvidos em um dado sistema, o mais baixo é denominado de subsistema. Por exemplo, num sistema de manufatura os equipamentos de transporte e as máquinas podem ser considerados subsistemas.
Um supra-sistema , também conhecido como super-sistema, é um sistema formado por outros sistemas; isto é, é um sistema maior que integra ou contém sistemas pequenos. ... Outro exemplo de um supra-sistema é o universo.
Sistemas físicos são sistemas compostos de matéria e energia, por exemplo um conjunto de astros como o sistema solar com seus planetas orbitando ao redor da estrela Sol. ... Sistemas conceptuais geralmente existem para ajudar na busca de objetivos específicos ou podem ser usados para modelar sistemas físicos.