A Teologia Bíblica define-se basicamente a partir de sua distinção em relação à Teologia Sistemática e à História Religiões. A proposta fundamental da Teologia Bíblica é construir um a teologia a partir das Escrituras, de modo indutivo, sem depender das categorias definidas pela Sistemática ou pela Dogmática.
A Teologia está voltada para o estudo da fé, mas sempre de uma religião específica. Já Ciências da Religião estuda o fenômeno religioso na matriz indígena, africana e afro-brasileira, oriental, semita (ou ocidental) e não religiosa e sua relação com as diferentes ciências, como Filosofia, Antropologia etc.
A origem do termo nos remete à Hélade - a Grécia Antiga. O termo "teologia" aparece em Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. ... A incorporação do termo "teologia" pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus.
Platão
Na filosofia trata-se o homem na área da razão humana à metafísica. Na teologia trata-se o homem com a revelação divina à fé. Os grandes pensadores na antiguidade compreenderam que se tratava da mesma ciência no campo científico-filosófico, entretanto, abordava em uma realidade a partir de uma perspectiva diferente.
A doutrina ou filosofia teocêntrica consideram Deus como o centro de todo Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes. ... Na visão teocêntrica, o direito divino era considerado superior a qualquer tipo de crença ou racionalidade.