Caim é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, que é irmão de Abel, filhos de Adão e Eva. Em hebraico, קַיִן, Caim significa "lança", sendo que a sua transliteração seria "Qayin". Este nome também é associado a uma outra forma verbal, "Qanah", que pode significar "obter" ou "provocar ciúme".
Segundo o texto bíblico, Caim era filho dos primeiros habitantes da Terra (Eva e Adão). No Antigo Testamento lê-se: E o homem conheceu a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim e disse: Adquiri um homem com o auxílio do Eterno. E tornou a dar à sua a seu irmão, a Abel.
Significado: Do hebraico Hevel, vaidade ou sopro. Ou do assírio Habel, filho. Nome do segundo filho de Adão e Eva, que foi assassinado pelo primogênito, Caim.
verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que algo desapareça, deixe de existir; desvanecer: o tempo esvanece os rótulos das garrafas; sua fé nunca se esvanece. Ficar repleto de orgulho; tornar-se vaidoso; envaidecer: os elogios esvaneceram o funcionário; esvaneceu-se diante de tantas qualidades.
Quando Adão e Eva foram expulsos do Paraíso foram afastados de Deus e receberam, de acordo com a tradição teológica cristã, castigos que seriam adequados para as suas naturezas.