O duplo j sofre a deposição dos mesmos sais que formam os cálculos do paciente enquanto está implantado, se ficar implantado por muito tempo pode ocorrer a formação de cálculos ao redor do mesmo, chegando até mesmo a calcificar toda a extensão do duplo j e formar um grande “cálculo” que se estende do rim até a bexiga.
É um procedimento no qual se coloca no ureter, por endoscopia, um tubo delicado, especialmente desenhado para este fim, que se estende desde a bexiga até o rim, com o objetivo de manter o fluxo adequado da urina.
As mulheres podem realizar exame de sangue ou qualquer tipo de exame durante o período menstrual. Mas é importante informar ao médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.
Pode viajar sem problema, por se tratar de um cateter de derivação pielovesical, ele se encontra dentro do seu corpo e, se bem posicionado, não irá se deslocar com a viagem ou quaisquer atividades que você venha a ter.
O repouso após o cateterismo será realizado na unidade de recuperação, onde o paciente terá suas frequências cardíaca e respiratória e pressão arterial checadas constantemente por, pelo menos, 2 horas. O tempo mínimo de repouso absoluto será de 4 a 6 horas.
Cateterismo é perigoso? De acordo com Otavio Gebara, por tratar-se de um exame invasivo, as complicações são extremamente raras. Contudo, podem existir complicações no local da punção (hematomas e lesões na artéria), arritmia e infarto do miocárdio. NÃO PARE AGORA...
Cuidados após o Cateterismo Após a realização do exame, o paciente deve permanecer em repouso absoluto. Nesse período, de quatro a seis horas, ele permanece na unidade de recuperação. Em geral, nas primeiras duas horas, são monitoradas as frequências cardíaca e respiratória e a pressão arterial.
Alimentos importantes para auxiliar no controle colesterol Alface, couve, cereais integrais e frutas com casca são exemplos de alimentos ricos em fibras. Já os antioxidantes são os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) e vitamina E (castanhas, amêndoas, abacate, azeite).
"Carboidratos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes/leites com baixo teor de gordura são os pilares da dieta saudável, mesmo para aqueles que não sofreram infarto", diz. Peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, também devem entrar no prato.
Alimentos que não se deve comer para a saúde cardiovascular
Frutas cítricas, arroz integral, nozes e castanhas, carnes magras são indicados e podem ser consumidos e adicionados na dieta pós-cirúrgica.
Lentilha e feijão são outras fontes de ferro e zinco. VEJA TAMBÉM: "Nova bariátrica" não é cirurgia e ainda divide especialistas.