O período de chuvas ou forte atividade convectiva na região Amazônica é compreendido entre Novembro e Março, sendo que o período de seca (sem grande atividade convectiva) é entre os meses de Maio e Setembro. Os meses de Abril e Outubro são meses de transição entre um regime e outro.
Mas por que chove muito na Amazônia? ... O tipo de chuva que ocorre na Amazônia é a de convecção. Ela ocorre pela elevação do ar quente (que é mais leve) e pela descida do ar frio (que é mais pesado), havendo a interação entre eles, a condensação do ar úmido gerado e a consequente formação das chuvas.
A Região Norte tem duas estações: a chuvosa e a seca (que também poderia ser chamada... menos chuvosa). A época das chuvas começa em dezembro e vai até maio – e tem o seu encanto para os turistas, sim, porque é nas cheias que os igarapés e igapós são mais navegáveis.
Há predomínio de temperaturas médias anuais entre 22 e 28ºC. Há uniformidade térmica e, normalmente, não se percebe a presença de variações estacionais no decorrer do ano. ... Predomina o clima equatorial, com pluviosidade média anual de 2.
Melhor época para viajar para Amazônia Bom, se você tiver flexibilidade para escolher as datas, eu recomendo realizar a viagem entre junho, julho ou agosto, que são os meses em que você vai encontrar os rios bem cheios e vai ter menos volume de chuva.
Manaus: quando ir
É aconselhável tomar as seguintes vacinas:
Um dos maiores Patrimônios Naturais do Brasil, a Amazônia concentra mais da metade das florestas tropicais do planeta. Viajar para Manaus, capital do Amazonas, é a chance de ver de perto e encantar-se com espetacular biodiversidade.
O que fazer na Amazônia
Como Chegar a Manaus
Amazônia
O que levar para a Amazônia
O que levar para uma viagem na Amazônia
O que levar na mochila?
Ou se um apocalipse zumbi realmente acontecesse?...Listamos aqui 8 itens essenciais:
Para auxiliar melhor você, caso não saiba por onde começar, confira a seguir quais são os itens que devem estar no seu kit.
Esses itens incluem:
Agora que você sabe da importância do kit, vem a resposta deste post: conheça os 10 itens indispensáveis na composição do kit de primeiros socorros!
Itens de um kit emergencial Segundo os sites especializados em doações de itens de emergência Red Cross e Ready.gov, um kit emergencial deve conter: água (ao menos um galão para uma pessoa por dia); comida (suprimento para três dias);
Conheça o Kit de Emergência ambiental É a solução ideal para a contenção de vazamentos de produtos químicos, principalmente no estado líquido, em casos de acidentes ou derramamentos. Tem uso apropriado para ações emergenciais de socorro ao meio ambiente em casos de vazamentos de óleos e produtos químicos.
Os itens do Kit de Proteção Ambiental servem para absorção e contenção de produtos químicos derramados, basicamente ÓLEO e COMBUSTÍVEL. O kit é constituído por produtos específicos, de diferentes formatos, que repelem a água e absorvem produtos com óleo, lubrificantes e combustíveis.
b) Buscar o kit de emergência e criar barreiras de contenção e absorção do produto derramado; c) Limpar a área; d) Recolher os resíduos resultantes da ocorrência e armazená-lo em local adequado para posterior descarte (sacos plásticos e tambores metálicos tampados e identificados, local coberto etc...);
É uma solução para a contenção de vazamentos de produtos químicos no estado líquido, em casos de acidentes ou derramamentos. O Kit SOPEP é composto com base na Convenção Internacional para Prevenção da Poluição Causada Por Navios – MARPOL 73/78, promulgada no Brasil por meio do Decreto 2.
Kit de derramamento: conjunto de equipamentos e materiais que deve ser utilizado pelo profissional para contenção/descontaminação do medicamento quimioterápico antineoplásico derramado no ambiente.
Os Kits Proteção Emergência (MOPP) NBR 9734/9735 são compostos por diversos itens de sinalização e de segurança individual, para proteger e evitar maiores problemas nos acidentes de transito. Itens para proteção individual, contenção de vazamentos, isolamento de área e ferramentas básicas.