O tratamento da glândula de Bartholin inflamada com sintomas deve ser orientado pelo ginecologista, mas geralmente é feito com remédios anti-inflamatórios e analgésicos e, quando há infecção, com antibióticos e banhos de assento com água quente para aliviar a inflamação e eliminar o pus.
Não faz parte do tratamento da bartholinite ou do cisto de Bartholin aguardar a drenagem espontanea da glandula ou "furar" a glandula. Esse tratamento pode fazer com que o seu problema de saúde retorne.
Tenho um cisto sebaceo na testa ele inflamou e estourou que faço? Procure um médico dermatologista para tratar com anti inflamatorio e / ou antibiotico e em um outro momento realizar a cirurgia se te incomodar.
Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
Não é recomendado espremer o cisto ou tentar retirá-lo sozinho, porque pode infeccionar e lesionar os tecidos à sua volta.
A maioria dos cistos ovarianos ocorre como parte habitual do processo de ovulação, os chamados cistos funcionais. Esses cistos geralmente desaparecem em alguns meses sem qualquer tratamento. Os cistos ovarianos são formados nos ovários quando a ovulação não ocorre de forma adequada.
Os cistos foliculares evoluem de um folículo formado para abrigar o óvulo e liberá-lo em direção às trompas, no período da ovulação. Se esse folículo não se romper para liberar o óvulo, ele continua acumulando líquidos e crescendo, formando então um cisto. Na maioria dos casos, ele desaparece em algumas semanas.
Principais sintomas de Cisto no Ovário
Nos casos em que o cisto é muito grande e causa sintomas, pode ser indicada a realização de cirurgia para retirada do cisto ou do ovário quando há sinais indicativos de câncer ou de torção do ovário.
O valor do procedimento varia de acordo com o hospital e características do paciente. Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais.
Cisto sebáceo: Anestesia local com injeção infiltrativa. Corte na superfície da lesão de cerca de 1cm e através desse orifício retiramos a capsula que tem sebo no seu interior. Não é necessário dar pontos e quando retirado totalmente não há recidiva.
Como tratar: geralmente não é necessário qualquer tratamento para o cisto sebáceo. No entanto, caso se torne incômodo, cresça mais de 1 centímetro de diâmetro ou provoque dor devido a uma inflamação ou infecção, deve ser removido através de cirurgia, que pode ser realizada no consultório medico, sob anestesia local.
Muitas pessoas fazem a remoção do lipoma por questão estética. Entretanto, se o lipoma não for totalmente removido durante a cirurgia, ele pode crescer novamente. Lipomas são geralmente removidos através de uma excisão simples, porém a lipo sucção é outra opção caso o lipoma seja macio e tenha tecido conectivo pequeno.
O tratamento para a fase aguda da infecção de um cisto pilonidal vai depender ou não da formação de um abscesso. Caso haja a formação de abscesso, como geralmente ocorre, é preconizado a antibioticoterapia seguida por drenagem cirúrgica do conteúdo purulento.