A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. As técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva são: Análise de vibração; ... Técnicas de análise não destrutivas.
Já a manutenção preditiva vai um passo além da preventiva, pois utiliza equipamentos de diagnóstico e revisões constantes para conferir o funcionamento e a eficiência de cada componente. ... Portanto, a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva é referente à maneira de antecipar os problemas.
A manutenção de instalações industriais inclui a inspeção das partes elétricas, das hidrossanitárias, de combate a incêndio e de refrigeração.
A manutenção corretiva consiste em consertar algo que apresenta defeito ou falha. Na eletrônica é a mais utilizada, pois normalmente os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos somente são enviados para conserto quando apresentam defeitos ou falhas de funcionamento.
A manutenção industrial consiste num conjunto de práticas que busca fiscalizar e manter instrumentos e máquinas em pleno funcionamento. Além disso, é dever da manutenção evitar a ocorrência de acidentes que afetem os colaboradores ou o meio-ambiente.