Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.
Os principais materiais de restauração utilizados costumam ser resina, amálgama, ouro e porcelana....Dentre as principais propriedades do amálgama, responsáveis pelo material dentário ser selecionado para a realização de restaurações, podemos citar:
Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o pó em duas metades. Goteje o líquido com o frasco na posição perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se 1 por 15 segundos.
O Cimento de ionômero de vidro foi inventado no início da década de 70 do século passado, a partir do desenvolvimento do cimento de silicato. Desde então, passou a exercer um papel significante na odontologia restauradora.
O Sistema Centrix é idealizado para injetar qualquer tipo de material dentário semi-fluido, seja gel, resinas, cimentos, pastas, etc.