O diagrama de esforço cortante é um gráfico que define a intensidade da força de cisalhamento para qualquer ponto do elemento, corpo ou viga.
Para obtermos o diagrama de esforço cortante, fazemos a integral dessa equação, lembrando que a curva deve começar 4,9875 acima do eixo X, ou seja, fazemos a integral da equação primária (1,875X) e adicionamos “+4,9875” ao final dela.
O Momento Fletor representa a soma algébrica dos momentos relativas a seção YX, contidos no eixo da peça, gerados por cargas aplicadas transversalmente ao eixo longitudinal. Produzindo esforço que tende a curvar o eixo longitudinal, provocando tensões normais de tração e compressão na estrutura.
Momento Fletor (M): É a resultante momento de todas as forças e momentos de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra na seção transversal de corte. O esforço cortante representa o efeito de força cisalhante em uma seção transversal de uma barra.
Defecções é o plural de defecção. O mesmo que: faltas, ausências, desaparecimentos, deserções, desistências.
Significado de Defluxão Escoamento de humores. Etimologia (origem da palavra defluxão). Do latim defluxione.
Supomos que a viga está sujeita a uma carga que provoca uma deflexão em cada ponto x ∈ [ 0 , L ] . Então, para pequenas deflexões podemos aproximar a curvatura pela variação instantânea de , onde é o ângulo entre o eixo e a tangente, ou seja, k ( x ) = d ? ( x ) d x .
O valor máximo, representado por δ, ocorre no meio do vão e é obtido substituindo x na equação (10) por L/2: δ = 5 q L 4 384 E I \mathrm{δ=\dfrac { 5q{ L }^{ 4 } }{ 384EI }} δ=384EI5qL4 (11). Já a inclinação máxima ocorre nas extremidades da viga.
Sobre 3,6 m, que é o vão máximo permitido entre os suportes, uma viga 15 x 15 aguenta até 140 kg por metro linear. Você precisará consultar um gráfico de carga para estimar o peso que você pretende aplicar, dependendo do tipo de construção que será colocada sobre a viga.