Como evitar a obsolescência programada
Obsolescência programada : as consequências devastadoras dos produtos feitos para estragar. Muitas empresas encurtam o tempo de vida de seus produtos, com consequências para o bolso e o meio ambiente. ... Para os fabricantes, faz sentido criar um produto com um tempo de vida limitado.
Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico. ... A indústria da tecnologia produz, sozinha, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, de acordo com uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A obsolescência planejada é uma tecnologia a serviço do capital. ... Esse modelo de sociedade baseada na estratégia da obsolescência planejada está sendo determinante no esgotamento dos recursos naturais (que ocorre na etapa da produção) e no excesso de resíduos (que ocorre na etapa do consumo e do descarte).
Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.
fabricar produtos exerce sobre o meio ambiente em relação à extração dos recursos ao seu descarte? ... Esse modo de produção tem grande impacto ambiental, visto que é usado fontes de recursos não renováveis e quando se é descartado não há a reutilização dos mesmos.
Resposta: Obsolescência programada e perceptiva. obsolescência perceptiva acontece quando as pessoas são induzidas a consumir bens que se tornam obsoletos antes do tempo, tendo em vista que atualmente os produtos saem das fábricas com tempo de validade “vencido”.
Resposta: Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o ...
A obsolescência perceptiva (ou obsolescência percebida) ocorre quando um produto ou serviço, que funciona perfeitamente, passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de uma nova versão, com estilo diferente ou com alguma alteração em sua linha de montagem.
A obsolescência perceptiva/observável é uma forma de diminuir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados.
Uma máquina de lavar roupas, por exemplo, tem sido um grande alvo da obsolescência programada. ... Na área tecnológica, a obsolescência programada pode ser vista com maior frequência. Geralmente, durante o período de garantia, smartphones, desktops e notebooks de alguns fabricantes funcionam normalmente.
Obsolescência técnica ou funcional Quando o produto se torna inútil devido a mudanças em outros produtos. Por exemplo, os relhos tornaram-se obsoletos quando as pessoas começaram a andar em automóveis, em vez de charretes. ... Quando a baixa qualidade dos materiais encurta o tempo de vida do produto.
Resposta. Resposta: A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido.
O termo obsolescência significa tornar-se obsoleto. É o processo ou estado daquilo que está em curso de se tornar ultrapassado ou que perdeu a utilidade e que, consequentemente, caiu em desuso.
Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.
A obsolescência programada não é totalmente exploradora, pois beneficia tanto o consumidor quanto o fabricante. As empresas adaptam a durabilidade de seus produtos de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes.
O consumismo por produtos tecnológicos gera uma series de problemas, sendo os principais a grande produção de lixo eletrônico que não é biodegradável e não ha bons planos de reciclagem para esse tipo de lixo. Outro grande problema é o estimulo ao mercado produzir produtos com obsolescência programada.
O consumismo sem freio está tornando a obsolescência programada cada vez mais forte e o ciclo de vida útil dos objetos parece cair mais a cada geração de novos lançamentos. Por outro lado, a própria obsolescência programada está aumentando o consumismo, resultando em um ciclo vicioso que parece não ter fim.
O aumento de lixo eletrônico e tóxico, bem como a falta de informações claras sobre como deve ser realizado o descarte destes produtos obsoletos, tem provocado impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população mundial ao longo dos anos.
Os avanços tecnológicos e a redução do ciclo de vida útil dos aparelhos eletrônicos geram um crescimento exponencial de resíduos eletrônicos, que ao não obterem destinação adequada podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. no mercado e assinala um aumento espetacular na indústria da remoção do lixo.