O tratamento para hemorragia digestiva varia conforme a causa da doença, podendo incluir a transfusão sanguínea, o uso de medicamentos e em alguns casos, cirurgia.
Hemorragia digestiva alta é um sangramento na região do esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado. Essa perda de sangue pode estar relacionada a problemas nestes órgãos, como gastrite, úlcera estomacal, úlcera duodenal, consumo excessivo de certos medicamentos ou álcool, entre outros.
Principais sintomas
A hemorragia digestiva pode ser classificada em alta, quando atinge a parte superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno); e baixa, quando atinge a parte inferior do trato gastrointestinal (intestino delgado, intestino grosso e ânus).
A hemorragia digestiva baixa (HDB) é a perda de sangue do trato gastrintestinal distal ao ligamento de Treitz. A HDB é um problema comum em medicina de emergência e deve ser considerado potencialmente fatal até prova em contrário.
A Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) é definida como a perda sanguínea cuja origem localiza-se em algum ponto distal ao ângulo duodenojejunal, ou ligamento de Treitz (início do intestino delgado).
Quanto a localização anatômica, as causas podem ser: Intestino delgado: Malformações arteriovenosas, divertículo de Meckel, divertículos, neoplasias, doença inflamatória, úlceras e fístulas.
Há muitas causas possíveis para a hemorragia do trato gastrointestinal inferior. Condições que causam pequenos sangramentos são hemorróidas, fissura anal e algumas doenças sexualmente transmissíveis.
São principais causas de enterorragia as moléstias do intestino grosso, incluindo reto e ânus; assim, também os pólipos e a polipose intestinal, os divertículos, a retocolite ulcerativa, os tumores benignos e malignos e, finalmente, as hemorróidas.
Enterorragia é o nome dado à presença de sangue vivo em grande volume e habitualmente associado à dor abdominal.
As varizes esofágicas são outra causa relativamente frequente para o aparecimento de melena. Estas varizes consistem numa dilatação de algumas veias do esôfago, que podem acabar por romper, liberando sangue para o sistema digestivo que, depois de passar pelo estômago, tornam as fezes muito escuras e mal cheirosas.
Melena refere-se ao sangue já oxidado nas fezes, por ter origem em hemorragias no trato digestivo alto. Com isso, há escurecimento das fezes, além de fetidez. Enterorragia se define por sangue nas fezes, em maior volume e mantendo sua coloração avermelhada, com ou sem coágulos.
Ele resulta de hemorragia que diminuiu ou parou, e o sangue se parece com borra de café porque foi parcialmente digerido pelo ácido no estômago. É possível que o sangue também seja expelido do reto: Na forma de fezes negras e escuras (melena) Na forma de sangue vermelho vivo (hematoquezia)