Objetivo / Princípio. A hematoxilina e eosina (H&E) é a principal coloração em anatomia patológica e provavelmente a mais utilizada em histologia. Permite a visualização de vários constituintes celulares, nomeadamente do núcleo, citoplasma e tecido conjuntivo.
A hematoxilina, preto natural 1 (Natural Black 1), classificada pelo C.I. 75290, é um composto que se obtém da planta leguminosa Haematoxylum campechianum, conhecida também pelo nome de Pau Campeche. É um produto natural que ao ser oxidado resulta numa substância de cor azul-púrpura escura denominada hemateína.
Isso porque o núcleo de uma célula é rico em DNA (Ácido desoxirribonucleico), ou seja, é ácido, e, portanto, é atraído pele hematoxilina (um corante básico). Já o citoplasma da célula possui um caráter mais básico e é, portanto, corado em tonalidades de vermelho pela eosina.
A hematoxilina férrica é um método de coloração de protozoários intestinais. Esta ferramenta ajuda a identificar os microrganismos de forma mais específica. O método torna o exame parasitológico bastante seguro.
Exemplos: eosina, orange G. Componentes dos cortes que se coram por corantes ácidos são chamados de estruturas acidófilas ou eosinófilas. ... Por esta razão, o citoplasma da maioria das células se cora em rosa-vermelho pela eosina após coloração por HE. – as fibras colágenas do tecido conjuntivo.
Olá! A hematoxilina é um corante muito usado nos procedimentos laboratoriais. Possui grande afinidade por elementos basofílicos. Como os núcleos das células possuem grandes quantidades de ácidos nucléicos ricos em radicais ácidos, estas colorem os núcleos com grande facilidade.
Coloração A parafina deve ser dissolvida e removida. Em seguida os tecidos na lâmina são reidratados por meio de uma série de soluções de álcool em concentrações decrescentes. Os cortes de tecido podem então ser corados com hematoxilina. Por sua natureza básica, a hematoxilina vai corar os ácidos nucleicos dos núcleos.
Basicamente, o procedimento usual segue a ordem: fixação/desidratação/ secagem pelo método do "ponto crítico" e envolve as seguintes etapas: - Fixação das amostras (1 a 5 mm3) durante 2 h até 24 h ou mais. - Lavagem em solução tampão cacodilato ou fosfato, várias vezes.
Confecção da lâmina histológica. Na confecção de uma lâmina, é necessário que o tecido seja finamente fatiado, processo chamado de corte histológico. Em seguida, passa-se para a etapa de fixação cujas finalidades envolvem: (1) Evitar a digestão dos tecidos por enzimas existentes nas próprias células (autólise).Il y a 6 jours
O propósito da fixação é preservar uma amostra de material biológico (tecidos ou células) o mais próximo ao seu estado natural como possível no processos de preparação do tecido para exame. Para atingir esta meta, diversas condições devem ser normalmente encontradas.
Resposta. Um corante é toda substância que, se adicionada a outra substância, altera a cor desta. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico. A fixação paralisa o metabolismo celular e preserva as estruturas do tecido para os tratamentos posteriores.