Neste artigo vamos distinguir a cor-luz da cor-pigmento. A cor-luz é a cor da onda eletromagnética - que pode ser do sol, de lâmpadas, lanterna, vela etc. - que chega a um corpo ou objeto. A cor-pigmento é a luz refletida pelo corpo ou objeto e que nos faz enxerga-lo de uma determinada cor.
Atualmente, o padrão CMYK é o mais utilizado para misturas de pigmentos. Neste padrão, as cores primárias são: ciano, magenta e amarelo. A elas se junta o preto, que serve para dar contrate. Com apenas estas quatro cores, uma impressora é capaz de criar qualquer tonalidade.
Entre essas cores, destacam-se sete, as quais também compõem o arco-íris. Assim, seguindo sempre essa ordem de decomposição, são elas: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.
Para estes, as cores primárias de pigmento opaco (tinta) são o amarelo, o azul e o vermelho. A mistura destas três cores produz o cinza-neutro por síntese subtrativa. Já, para a impressão de livros, são usados os pigmentos transparentes que têm como cores primárias o vermelho, o ciano e o magenta.
No sistema RYB, que emprega a teoria das cores de Leonardo da Vinci, as cores secundárias são:
As cores secundárias, de acordo com a teoria das cores, são formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias. Elas são: o laranja, o verde e o roxo (violeta).
No grupo cor pigmento, historicamente as cores primárias são azul, vermelho e amarelo (sistema RYB), como Leonardo da Vinci estabeleceu em sua teoria das cores. ... Como já vimos, a combinação de duas cores primárias dá origem às cores secundárias.
Dependendo das três primárias que você escolher a partir da grande gama de vermelhos, azuis e amarelos você vai ter diferentes cores secundárias e terciárias.
As cores terciárias são geradas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
Cores Primárias – ou cores puras, fazem parte desse grupo o vermelho, azul e amarelo. Cores Secundárias – compostas pela junção de duas cores primárias, a exemplo da cor verde ou laranja. Cores Terciárias – mistura de uma cor primária com uma secundária, como o vermelho-arroxeado.
Cores secundárias: a mistura das cores puras Assim, temos esse esquema para formar cores secundárias: Azul + amarelo = verde. Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta.
São consideradas secundárias: laranja, verde e roxo. As chamadas cores secundárias são o resultado da mistura de duas cores primárias. Cada cor primária, através da mistura, pode resultar em um total de três tons de cores secundárias. ... Amarelo + Vermelho = Laranja.
As cores secundárias são aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde....Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:
Resposta:Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o vermelho, azul e amarelo. Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, donde:
Cores Terciárias: união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).
O que são cores análogas?
As cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático, estão posicionadas nas extremidades opostas. Quando comparadas, elas apresentam maior contraste entre si, por exemplo, o amarelo e o violeta (roxo).
Cores Análogas
As cores frias compreendem: o azul, o verde e o violeta. Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas.
A harmonia complementar dividida é conseguida quando se utiliza uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores. Por exemplo, laranja, azul-violeta e azul-verde. Em relação à harmonia complementar, a dividida mantém o contraste, sem apresentar muita tensão visual.
As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atractivo. O círculo cromático ou roda das cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmónicas.
Harmonia tríade: Ela utiliza três fatias do círculo cromático que possuem a mesma distância entre elas, formando um triângulo e diversas combinações possíveis.